Compromisso com a paz

domingo, 28 de novembro de 2010

DESPERTANDO A PAZ GLOBAL

Nithyananda Youth Foundation & Wisdom Tree

Juramento para a Paz Global

Nithyananda Youth Foundation (NYFa ala jovem, e Wisdom Tree (WT), a ala dos estudantes de Nithyananda Dhyanapeetam, são movimentos mundiais da juventude para o crescimento interno iluminado, transformação social saudável e geração de riqueza significativa por todo o mundo.

Os membros voluntários da NYF e WT estão engajados em uma missão internacional para mobilizar ONE CRORE (1,000,000) assinaturas – estudantes e membros jovens – para o Juramento para a Paz Global que visa à transformação pessoal.

Os cinco juramentos seguintes de transformação pessoal constituem a ação para a paz global. Entenda-os e os adote para iniciar a mudança que deseja ver em seu torno.

Juramentos para a Paz Global

1. Eu estou aumentando a saúde da terra preservando minha saúde. Eu declaro que me manterei totalmente afastado de qualquer tipo de vício e abuso. Saúde é riqueza. A saúde de cada um de nós aumenta a saúde da terra. Nosso corpo não é somente um monte de peças agrupadas, é um sistema integrado, funcionando harmoniosamente com sua inteligência inata. Você sabia que se tivéssemos que converter pão em sangue, algo que nosso corpo faz tão harmoniosamente por si mesmo, precisaríamos de uma indústria com 48Km de extensão? Se tivéssemos que substituir o cérebro humano, um processador tão pequeno, mas tão potente, por um moderno computador, ele teria o tamanho de uma sala e o barulho que faria seria o mesmo produzido por uma fábrica! Quando temos esta consciência, como podemos ser presas de vício ou abuso? Como podemos conscientemente bombear fumo ou álcool para o interior de nosso sistema? Seremos naturalmente incapazes de desrespeitar conscientemente este maravilhoso corpo-mente, um presente puro do Divino. É responsabilidade individual de cada um de nós contribuir positivamente para nossa própria saúde e desenvolvimento. Isto resultará diretamente em saúde e crescimento do planeta Terra. Logo, eu juro: Eu estou aumentando a saúde da terra preservando minha saúde. Eu declaro que me manterei totalmente afastado de qualquer tipo de vício e abuso.

2. Eu estou aumentando a paz global ao cultivar a paz em meu interior. Eu declaro que dedicarei pelo menos 21 minutos diariamente à meditação da yoga para alcançar isto. Uma série interessante de experimentos foi conduzida em Washington, EUA: Pediu-se a um grupo de pessoas que meditasse coletivamente. A taxa criminal da cidade foi rastreada antes, durante e após a meditação. Surpreendentemente, durante o tempo em que as pessoas estavam meditando, viu-se que a taxa criminal caiu. Esta série de experimentos, e muitas outras relacionadas, feitas em universidades e também em várias cidades no mundo estabelece claramente o efeito positivo da meditação como não sendo uma simples coincidência. Não estamos conectados uns aos outros apenas socialmente. A grande Verdade é que somos todos parte do Todo, uma consciência coletiva.

Não somos ilhas individuais. Nossos pensamentos, emoções e sentimentos, afetam não somente a nós, mas também ao resto do mundo. Esta simples realização de uma grande Verdade, nos mostra diretamente que cada um de nós é uma única e insubstituível parte da grande sinfonia do universo, da Existência. A meditação nos faz fluir em harmonia com a Existência e experimentar uma profunda paz e alegria em nosso interior. Quando cada um de nós sente e irradia paz, a paz global acontece de modo natural e belo. Para obter realização da paz interna e do silêncio no âmago de nosso ser, precisamos olhar para nós mesmos. Temos encontros com tantas pessoas todos os dias, seja com o chefe no trabalho ou com a mulher em casa. Mas nos encontramos com nós mesmos? A meditação é uma auto-conscientização que nos mostra quem realmente somos. Então ficamos conscientes e experimentamos nossa verdadeira natureza de êxtase. Eis alguns benefícios da meditação:

• Saúde – A meditação resulta em saúde holística. Ela proporciona boa saúde nos níveis físico, mental e emocional. Os benefícios à saúde específicos relatados por pessoas que meditam são o equilíbrio dos ritmos corpo-mente, redução da tensão muscular e fortalecimento dos ossos.

a. Secreção de Substâncias Químicas Corporais Saudáveis:

i. Os anti-depressivos naturais do corpo são aumentados. Isto tem ajudado a controlar a depressão em algumas pessoas.

ii. As endorfinas, as “substâncias químicas felizes” do corpo são secretadas durante a meditação.

b. Imunidade contra Doença – A meditação age como um remédio, fortalecendo todo o sistema e fazendo com que permaneça saudável e forte.

c. Limpeza – As toxinas e resíduos corporais são eliminados mais rapidamente. Tem-se observado uma melhoria na qualidade do sono.

d. Energia – Aumenta nossa capacidade de trabalho e trabalhamos melhor.

e. Aumento da Longevidade – As células do corpo são continuamente substituídas. Algumas morrem, enquanto outras estão nascendo. A meditação pode aumentar a longevidade das células.

Relacionamento – A meditação o coloca em sintonia consigo mesmo e com os outros. O resultado direto são relacionamento interpessoais mais profundos e significativos com a família, amigos e com qualquer pessoa que encontre em sua vida diária.

Inteligência - Para trabalhar de modo eficiente, a pessoa precisa de inteligência. A meditação aciona sua inteligência inata, que o torna mais consciente e sagaz. Um resultado natural é um desempenho melhor, mais eficiente e, aparentemente, sem esforço, em qualquer coisa que faça.

Criatividade – Cada um de nós guarda em seu interior um tesouro não descoberto de talentos e potencial. A meditação revela e o ajuda a realizar seus talentos internos e criatividade latente.

Autenticidade a meditação permite que você entre em contato com seu verdadeiro eu e faz com que obtenha realização de sua particularidade. A auto-confiança se torna então um sub-produto.

Equilíbrio – A maioria de nós vive a vida como numa volta de montanha-russa, alternando emoções como preocupação, ciúme, descontentamento, medo, raiva, culpa, etc, sobre as quais não temos controle. A meditação o capacita a ficar centrado em si mesmo, obter um sólido equilíbrio interno e ser, consequentemente, o mestre de seu próprio ser.

Relaxamento, paz, êxtase - Um sub-produto natural da meditação, então, é algo que passamos quase uma vida inteira para possivelmente obter: relaxamento interno e paz. Com a meditação você automaticamente abandona o ciclo vicioso de medo, cobiça e estresse e entra no ciclo virtuoso de êxtase e paz.

Crescimento Espiritual Holístico – Para medir o intelecto temos o QI, ou Quociente de Inteligência, que é medido por muitos testes padronizados. Ultimamente, outra medição tem ganho importância, especialmente no mundo corporativo, que é o QE, Quociente Emocional. Entretanto, o fator mais importante de nossas vidas, satisfação interna e completude, é o que importa no fim das contas. A meditação intensifica este importante fator da vida, QE (SQ, na sigla em inglês) ou Quociente Espiritual, além de intensificar QI e QE (Quociente Emocional).

Vida – No momento, nossa estrutura mental é rígida e reflete nossa personalidade. Devido à esta auto-imagem que carregamos em nossas mentes, nos deparamos com muitos problemas na vida e não somos capazes de apreciar a vida completamente. A meditação simplesmente reprograma o software da mente, de modo que possamos viver a vida de modo completo.

Potencial Máximo – Você é na verdade como um avião que pode voar, mas no momento pensa que é uma carroça, pois não percebeu seu potencial de voar. A meditação simplesmente o faz realizar quem você é e as enormes capacitações inatas, das quais está completamente inconsciente.

Logo, eu juro: Eu estou aumentando a paz global ao cultivar a paz interior. Eu declaro que dedicarei pelo menos 21 minutos à meditação da yoga para alcançar isto.

3. Eu estou aumentando a pureza da sociedade e da cultura ao elevar minha inteligência e disciplina. Eu declaro que irei me manter distante de qualquer tipo de atividade socialmente ilegal e sexo ilegal inadequado. A consciência é um fraco substituto da conscientização. Qualquer coisa feita a partir de uma sensação de moralidade é somente superficial. Quando não realizamos o espírito das leis de trânsito, por natureza, somos tentados a burlá-las, se a oportunidade surgir. Quando vemos a luz vermelha num sinal de trânsito se não houver policiamento por perto, somos tentados a burlar a lei e avançar a despeito da luz vermelha. Ao fazermos algo com compreensão, iremos naturalmente segui-lo com o coração. Não é mais uma regra que será quebrada. Hoje em dia, o HIV é uma ameaça global, consumindo milhões de vidas. Mais de 25 milhões de pessoas morreram de AIDS desde 1981. Jovens entre 15 e 24 anos respondem por metade de todas as novas infecções no mundo; em torno de 6000 são infetados com HIV todos os dias. Qual é a raiz deste problemas que surgem de sexo inadequado? É um desrespeito subjacente pelo parceiro. A pessoa é degradada a um objeto de prazer, a matéria morta. Na verdade, somos seres divinos; somos energia. Nós não somos seres humanos tendo uma experiência divina, Somos seres divinos tendo uma experiência humana. Quando realizamos nossa divindade interna, nos respeitamos. Respeitamos o maravilhoso sistema corpo-mente e o puro presente da vida. O corpo é o templo de Deus. Quando desrespeitamos a maravilhosa energia que somos, começamos a criar problemas e a interferir com a lei natural da vida. Contribuímos então diretamente para a negatividade coletiva do universo. As doenças mortais como o HIV são manifestações físicas desta coletividade negativa. Portanto, é responsabilidade de cada um de nós realizar a visão de um belo planeta Terra, nutrindo e sendo nutrido por nossa consciência coletiva positiva. Se trouxermos conscientização e inteligência, a disciplina ocorre naturalmente. Ao elevar nossa consciência, podemos enriquecer nossa sociedade e cultura.

Logo, eu juro que: Eu estou aumentando a pureza da sociedade e da cultura ao elevar minha inteligência e disciplina. Eu declaro que irei me manter distante de qualquer tipo de atividade socialmente ilegal e de sexo ilegal inadequado.

4. Eu estou aumentando a positividade do meu país, do mundo e do universo ao eliminar a negatividade.

Viver só é possível ao se amar. O silêncio só é possível pela não-violência. O êxtase só é possível pela celebração. Uma vez que entendo o que foi dito, eu declaro que me tornarei mais e mais amoroso, praticarei a não-violência e celebrarei os momentos da vida. Nós todos somos ondas no oceano da Existência, que é Energia inteligente pura. Quando realizamos isto, pudemos simplesmente abandonar nossos medos, desejos, ciúmes, dores e depressões e podemos relaxar nos braços amorosos da Existência. No momento, caso aceitemos isto ou não, cada um de nós está tentando estabelecer nossa identidade individual no universo. Estamos nos separando do Todo e lutando contra a Existência. Por este motivo, não conseguimos fazer nada com completo envolvimento e entusiasmo. Você já experimentou isto em sua própria vida? Você se levanta pela manhã; enquanto escova os dentes, fica pensando no que precisa fazer no escritório. Ao chegar no escritório e começar a trabalhar, você começa a pensar nos seus filhos na escola e imagina onde poderá levá-los nas férias. Finalmente, chegam aquelas tão esperadas férias na praia e lá está você, pensando nos compromissos do escritório. Preocupar-se em casa é trabalho de casa; preocupar-se no escritório é trabalho do escritório; sentar e se preocupar na praia são férias! Nós nos pegamos brigando com nós mesmos. Chega um desejo e logo depois um outro desejo que diretamente contradiz o primeiro também surge. A natureza da mente é um dilema. Nossos pensamentos auto-contraditórios são a raiz de todo o nosso sofrimento. Por meio da yoga e da meditação, podemos intelectual e experimentalmente compreender que todo o sofrimento surge da ignorância da Verdade. A Verdade é que somos êxtase por natureza porque somos parte da Existência que é êxtase. Então, poderemos ver nossos pensamentos auto-contraditórios serrem substituídos por pensamentos de auto-cura.

Quando infundimos estes pensamentos de cura em nosso sistema, repetidamente damos poder a estas palavras e pensamentos positivos. Eles ficam gravados em nossa própria memória muscular. Então, nos momentos de mau humor e depressão, estes pensamentos curativos surgem automaticamente em nosso espaço interior e nos tiram do mau humor. Podemos nos reerguer por nós mesmos de sentimentos negativos que surgem puramente da ignorância de nossa verdadeira natureza de êxtase.

A Existência amorosa da qual somos parte, quer que sejamos bem sucedidos e experimentemos completude na vida. Toque a canção da Existência e aprecie a grande orquestra da vida! Portanto eu juro que: Eu estou aumentando a positividade do meu país, do mundo e do universo ao eliminar a negatividade.

Viver só é possível ao se amar. O silêncio só é possível pela não-violência. O êxtase só é possível pela celebração. Uma vez que entendo o que foi dito, eu declaro que me tornarei mais e mais amoroso, praticarei a não-violência e celebrarei os momentos da vida

5. Eu estou aumentando a riqueza do planeta Terra ao aumentar minha riqueza interior. Eu declaro que me livrarei de todas as minhas inibições, preguiça e ineficiências. Eu me tornarei uma pessoa produtiva e alcançarei o objetivo máximo de me tornar um CEO iluminado para salvar o planeta Terra. Um CEO iluminado é aquele que alcançou o máximo no mundo interno e no mundo externo. Há uma concepção equivocada muito comum de que a pessoa pode ser ou espiritual ou material. De que ela pode ser bem sucedida somente em uma área, ou em espiritualidade ou perseguindo uma vida material, mas não nos dois. Porém esta idéia é completamente descartada por Nithyananda. Ele diz que não é preciso viajar em um só caminho e estar constantemente num dilema. Pode-se simplesmente explodir em 360 graus, isto é o que ele chama de Espiritualidade Quântica. Quando pensa em escolher entre uma vida material e espiritual, você está escolhendo entre viajar ao longo de uma linha horizontal e uma linha vertical. Somente ao compreender que pode viajar tanto horizontal quanto verticalmente e até mesmo explodir em todas as direções você entende que não há contradições. Até lá você viverá em conflito.

Minha visão é a de criar um homem da nova era, que realiza que é êxtase puro; que vive com uma saudável força espiritual no mundo material; que abraça todas as coisas com totalidade; que é total e não somente perfeito; que compreende que este universo é um caos maravilhoso com uma ordem assombrosa; que luta para se mover em sintonia com ele e se torna uma mera testemunha dos eventos. Ele viverá como um Paramahamsa – um ser iluminado! Sua própria vida será meditativa, profundamente enraizada na Consciência Universal; movendo-se em sincronia com o poder da coincidência, servindo a si e aos outros e produzindo contínuos resultados.

- Nithyananda

A responsabilidade não é nada além da habilidade de responder espontaneamente a qualquer situação. Responsabilidade é crescimento, responsabilidade é expansão. Ao aceitarmos responsabilidades, nos tornamos líderes.

Quando trabalhamos sem sentimento de responsabilidade, trabalharemos e nos sentiremos como escravos. Quando trabalhamos com responsabilidade, seremos líderes. Quando nos iluminamos, podemos aceitar responsabilidade pelo mundo. A energia divina irá simplesmente fluir por nós.

Quando aceitamos responsabilidade por tudo à nossa volta, nos tornamos automaticamente socialmente conscientes. Todas as nossas ações estão em sintonia com a natureza ou a existência. E a organização que criamos como CEOs iluminados também serão socialmente responsáveis como um sub-produto natural. Não iremos criar mais nenhuma corporação que desrespeite e despreze vidas humanas, a mãe Terra e trate a natureza como somente lucro ou perda. Riqueza não será criada às custas dos pobres pela exploração dos pobres. Em vez de criar mais problemas sociais, econômicos e ambientais, tais negócios terão um tremendo impacto positivo e transformarão o mundo num lugar melhor para todos.

Logo, eu juro que: Eu estou aumentando a riqueza do planeta Terra ao aumentar minha riqueza interior. Eu declaro que me livrarei de todas as minhas inibições, preguiça e ineficiências. Eu me tornarei uma pessoa produtiva e alcançarei o objetivo máximo de me tornar um CEO iluminado para salvar o planeta Terra.

Eu aceito os 5 Juramentos para a Paz Global

Nenhum comentário: