O amor como um aprendizado

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O amor é uma coisa que se aprende:

uma discussão filosófica (em vídeo).


"Calligaris vai buscar nas origens das narrativas amorosas uma verdadeira revolução que gerou o mundo moderno. A partir do século 18, o amor foi o agente ideológico da supremacia do indivíduo contra as regras sociais. Com isso, o sujeito passa a ter que inventar a si mesmo, e nisso as narrativas desempenham papel fundamental. Nós todos aprendemos a amar no mesmo repertório cultural das histórias que contamos, vemos e ouvimos.

Contardo Calligaris: psicanalista, doutor em psicopatologia clínica e colunista da Folha de S. Paulo. Foi professor de Antropologia Médica na Universidade da Califórnia, professor de Estudos Culturais da New School de Nova York e é atualmente membro do corpo docente do Instituto de Estudos da Violência em Boston."

A idéia interessante por trás dessa afirmativa-título é que o sentimento amoroso pode ser uma construção a dois. O que abre a perspectiva interessante de pensar que esse sentimento pode ser uma construção a sós (como na experiência mística ou meditativa), assim como qualquer outro sentimento, não sendo, portanto, apenas uma coisa que nos acontece tal como o tempo, o clima ou um outro fenômeno natural, pois até esses podem ser modificados pela intervenção humana. Uma prova cabal do amor como uma construção são os casos de amor que nascem de uma relação de amizade. E, na contra-mão, os casos de amor que transformam-se em amizade, em afeto, em querer bem. O amor não precisa ser uma fatalidade ou uma tragédia, pode ser o exercício de escolhas conscientes, o exercício do sentir, de uma cidadania do coração, não sem tropeços, arranhões ou cicatrizes pois é errando e amando que se aprende - F.A.


3 comentários:

LENA disse...

Que imagem é essa???
Incrivel não? Ou creio tudo é possível.

Dilba disse...

link do video está quebrado

Fernando Augusto disse...

Grato, Dilba. Coloquei o vídeo direto no post.

Sinto muito, me perdoa, obrigado, te amo.

F.A.