SONHAR - Palestra de Carlos Castaneda - LA. - The Phoenix Book Store.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

28/11/93


(essa é uma tradução de notas de uma palestra do nagual. A tradutor antecipadamente solicita a compreensão generosa dos leitores)


Don Juan dizia que não existe maldade e que não podemos sentir compaixão. O que é sentir piedade por uma pessoa? Significa algo além de que acredito que sou melhor do que os outros? É o ego que sente piedade, e toda idéia de sentimento de piedade é fraudulenta. Use sua energia para outra coisa, para libertar a sua vida.


Você economiza energia através do exercício de recapitulação. Através da recapitulação você voltará a um lugar onde a energia torna-se perceptível. Não pela visão, mas como alguma coisa incompreensível. Alguma coisa que é incompreensível porque nós não temos léxico para ela. Quando você vê a energia, você compreende o que estava fazendo.


Não Fazer é a dissonância cognitiva que desemaranha sua atenção. É o desarranjamento do mundo, provocado por fazer alguma coisa absurda. Termos que realizar o mundo é um arranjamento. Isso poderia ser feito dando seus passos de um modo diferente.


O sonhador, através dos ensinamentos da feitiçaria, é um guerreiro que vê sua própria vida como alguma coisa indescritível, indefinível e indeterminada. Ele não tem limitação. Não tem forma. Agarra qualquer coisa que lhe venha de encontro igualmente, como um desafio, e nunca perde sua imparcialidade mesmo que seja terrivelmente humilhado.


Uma das coisas mais importantes a se fazer, para um guerreiro, é guardar um Álbum de Momentos Sublimes.


Retirar-se do cérebro da besta. Nós somos repetitivos. Onde está nosso senso de orgulho? Temos que examinar cada coisa, cortar nossas rotinas, arremessar nossa dissonância cognitiva e atravessar para a ordem da feitiçaria. Podemos ver energia neste fluxo, por que motivo permitimos que o cérebro da besta nos impeça?


O sonhador é capaz de usar seus sonhos, tanto como uma armadilha, quanto como um salto que o faz mergulhar no infinito. Mas nós temos gasto nossos sonhos unicamente em caminhos analíticos, psicológicos ou científicos. Para sonhar como um guerreiro, é preciso sonhos nos quais agarramos a responsabilidade de estar indo morrer.


Sonhos são precisos. Alguma coisa é arrastada no campo da luminosidade. O ponto de aglutinação é deslocado. Fibras de energia são disparadas em milhares de direções. Se este ponto for deslocado, nos moveremos para um mundo inteiramente diferente. Sonhar é a arte de manter o ponto de aglutinação em uma nova posição. Se nós tivéssemos a oportunidade, todos poderíamos nos tornar sonhadores de primeira classe.


A promoção do deslocamento de nosso ponto de aglutinação é espantosamente maior no sonho. Nossa mente é quem fornece ordem nestas experiências. Quando estes sonhos tornam-se opressores e com imagens demoníacas, isto é ditado pela nossa mania de antropomorfização da experiência do sonhar. Se nos agarramos aos sonhos como uma atividade formal, o demoníaco desaparece. O difícil é disciplinar a nós mesmos, de maneira que, nada do que aconteça no sonho não seja determinado pela nossa vontade.


Os passos no sonhar:


1. Tornar-se ciente que você se entregou ao sono.


Antes de ir dormir dizer ‘Eu sou um sonhador’. Este é um estado que afirma o seu intento. Não significa ficar preocupado em se vai sonhar ou não, a nossa mente não está habituada a conhecer a diferença. Não se trata de mentir para si mesmo. Quando permanecemos presos a questões lineares os nossos pensamentos é que são mentiras. Isto não acontece obrigatoriamente, nós temos que colocar isso para as nossas vidas o tempo todo.


Assim, intentamos sonhar, partindo do ponto de vista de que estamos indo para a morte. Como se isto, que é o corpo, fosse da vida à morte. Ou você quer salvar a sua vida para a senilidade? Somos nós que esperamos no restaurante pelo grito do "Salvador"? O que eles têm feito para você? Dom Juan formulava esta questão para mim repetidamente. Precisava repetir, porque eu era estúpido.


Este não é o melhor dos mundos possíveis. Alguma coisa está presa em nossas costas, devido ao nosso modo de ver. O guerreiro, que segue o ponto de vista de que está indo morrer, torna-se consciente de que o mundo nunca será o mesmo. Isto é inacreditável. Ele vê o “batedor” em seus sonhos. Eles são batedores de mundos inconcebíveis. Eles usam a consciência como um mar. Nós só podemos ir a algum lugar se tivermos a energia. Se nos livrarmos de nossa importância própria. Um guerreiro dá um pulo de extensão incalculável porque precisa disso para saber. Meu destino é errar pelo infinito. Nós somos viajantes, viajar é o nosso destino. Ao aceitar a responsabilidade de sua morte, o guerreiro obtém um impulso inacreditável. Ele pode colocar um fim à sua importância própria e mover-se para um outro nível. Você não pode baixar sua cabeça para qualquer um.


Depois de descobrir o invasor (batedor do mundo dos seres inorgânicos) em seus sonhos, você pode parar o sonho e perguntar-lhe de onde ele veio e segui-lo até lá. O “invasor” é compelido a acompanhar sua consciência para outros mundos. Mundos estupendos, um universo paralelo. O sonhador torna-se, então, um explorador, um batedor de si mesmo. O universo paralelo está vivo, ele é o mundo da consciência. Os seres inorgânicos são professores de um universo feminino que está a procura de seres masculinos. Mulheres são réplicas de seres inorgânicos na terra.


A batalha está em outro mundo e nós entraremos neste universo antes que possamos decidir se queremos entrar ou não. Isto é inevitável. Os feiticeiros são pragmáticos. O que é exatamente esta batalha que acontece em outro mundo? Por que esperar até você morrer? Faça isto agora enquanto está jovem e vigoroso. Pare de estar tão envolvido com sua auto-importância. Sempre pensar em mim e no que eu preciso, até estar velho demais para fazer algo. Até que somente uma coisa nos possa ser dita: "precisa de alguém para cuidar de você". Seja consciente agora. Este é o momento e sonhar é o caminho. O sonhador, tendo economizado suficiente energia, obterá o balanço de sua vida quando entrar no outro mundo. Isto é inconcebível. O que é real para nós? Certamente não o que meu pai me disse. Nós somos outra coisa.


Há sete estágios do sonhar. O primeiro é estar consciente de que você está caindo no sono. Isto é, você quer manter-se consciente durante o estado do sonho. Uma vez neste estado de sonho, você pode atingir isso, enquanto você não cede ao espanto. Uma vez que você começa a despertar em seus sonhos, começa a acumular mais energia. Você estará forte no próximo dia.


Torne-se consciente em seus sonhos, este é o primeiro estágio. Se você insistir e pôr o intento, a sua energia irá puxá-lo. Deixe isto acontecer. O puxar do intento quebrará os parâmetros históricos da percepção. Se você recapitular sua vida seriamente, ganhará bastante energia. Somente guerreiros podem realizar isto que nós somos.


No primeiro estágio nós examinamos tudo, cada elemento em nossos sonhos. Começamos tornando-nos cônscios de que estamos caindo no sono. Mas isto não é a meta da técnica. Isto é somente para enganar a mente. A técnica real é o tornar-se consciente dos elementos de nossos sonhos ordinários.


No sonhar, nós podemos deslocar com facilidade o ponto de aglutinação. Graças a um constante e sutil deslocamento do ponto de aglutinação, cria-se uma nova pessoa. Nós somos arremessados para o fim do que éramos e nos tornamos uma nova pessoa.


Don Juan disse que o "aqui" e o "ali" são intercambiáveis, nós fazemos isso o tempo todo com nosso corpo energético. O corpo energético é a soma total projetada para fora.


O que temos de fazer para acabar com isso, para destruirmos a nossa resistência? O terrível dano provocado pela sociedade tem acabado com o nosso potencial para sonhar corretamente.


O próximo passo ou Portão do sonhar é o de despertar dentro de um sonho e entrar em outro sonho.


Uma vez que você adquiriu a energia da recapitulação, sonhando você pode deitar-se no sonho, na mesma posição em que originalmente você caiu no sono, e mover-se para outro sonho. Depois que você entrou num sonho dentro do sonho você entra num estado que é inconcebível, e sua mente voará. Este é o segredo para as posições paralelas.


O segredo dos segredos é parar e reivindicar isso. Nós só precisamos de energia. Isto não é nenhuma teoria, é real, e prosseguimos conforme praticamos. Eu afirmo que todos nós podemos fazê-lo.


Eventualmente, no sonho tudo mudará. Um dia sua atenção será arrastada, ou fixada, por alguma coisa no sonho e você não saberá por que razão. Você não será hábil para mover-se até que isso o liberte. Sua atenção é capturada por um ser inorgânico. Eles possuem mais sabedoria mas nós temos mais energia. Nós somos poderosas bolas de energia, como um fogo brilhante. Os seres inorgânicos permanecem para sempre e podemos agarrar a sabedoria deles.


Agora começaremos a ouvir sempre a voz do Emissário. Ele responderá nossas questões. Depois disso, ouvimos esta voz como sendo de uma mulher, nós somos os ouvidores desta voz verdadeira. E ela é por natureza feminina.


Não se entregue ao Emissário do sonho. Diga-lhe para ficar fora dos seus assuntos. Não permita-lhe alimentar-se de você em nome da liberdade.


Existe uma onda que se choca conosco e nos faz entrar na tristeza. Mas ela veio lá de fora? "Eu nunca pensei que estava indo viver para sempre, fazer isso seria erguer um obstáculo. Tornei-me livre".


Pratique o Não Fazer do álbum do sublime. Isso criará a dissonância cognitiva. Crie um álbum para você lembrar seus momentos sublimes. De coisas e pensamentos que tenham aturdido você.


A revolução real está no próximo mundo. É fácil estar envolvido em protestos políticos, mas este não é o ponto. Devemos fazer alguma coisa do ponto de vista do homem que está indo para morte.


O que eles têm feito por você? O que você está fazendo para você mesmo, para o seu corpo? Olhe como você vive. Pare de fumar.


O que eles têm feito por você? Nossa herança natural é viver e morrer como imbecis. Este é o tempo da revolução.


- FIM

3 comentários:

João Tamer... (Coração de Águia .'.) disse...

Uma Caçador Guerreiro jamais esqueçe dosa Bons Aprendizados do Nagual.

João Tamer... (Coração de Águia .'.) disse...

Um caçador guereiro jamais esqueçe dos Bons Ensinamentos do nagual
Abraços

Fernando Augusto disse...

Grato pela lembrança, João. É como costumo dizer:

Tudo já foi dito.
Basta agora continuar repetindo.
Não para que me ouçam.
Mas para que eu me lembre.

Abraços,

F.A.