Tensegridade em São Lourenço

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Estamos criando um círculo xamânico em São Lourenço que se dedica às práticas de Tensegridade. Tal círculo está aberto para todos, sejam iniciantes ou praticantes antigos de Tensegridade ou Passes Mágicos. Assim é que tecemos algumas linhas para explicar o que é Tensegridade.

Tensegridade é um sistema de movimentos corporais descobertos pelos xamãs do México Antigo através de seus experimentos de percepção envolvendo estados de consciência intensificada e que visam o incremento de nosso bem-estar físico e mental, preparando o nosso corpo para lidar com outras práticas de ampliação da consciência como a recapitulação, o ensonho, o silêncio interior e a espreita.

Como sistema de movimentos corporais a Tensegridade trabalha de forma holística melhorando o nosso condicionamento físico e redistribuindo a nossa própria energia, gerando por isso um estado de equilíbrio ótimo em nossa saúde em todos os níveis.

Como sistema de movimentos corporais a Tensegridade já existe há milhares de anos sendo praticada pelos xamãs do México Antigo sob formas individuais, feitas para a configuração individual de cada membro de uma linhagem xamânica. Em sua expressão individual a Tensegridade era chamada de Passes Mágicos. Hoje em dia os termos tornaram-se sinônimos. O seu efeito de bem-estar físico e mental era sentido por tais xamãs como tão poderoso que eles não tiveram dúvidas em qualificá-los de mágicos. Tensegridade é a forma genérica dos Passes Mágicos, que podem ser praticados por toda e qualquer pessoa com resultados ótimos. Pode-se dizer que a Tensegridade é a expressão corporal da visão de mundo dos xamãs do México Antigo.

Através de vivências xamânicas em estados alterados de consciência tais xamãs observaram que seus corpos produziam movimentos espontâneos como expressão desses estados de consciência xamanísticos intensificados e começaram a repeti-los em seu estado de consciência comum obtendo com tais práticas um efeito de extremo bem-estar físico e mental. Sistematizaram esses movimentos e desenvolveram séries inteiras de movimentos corporais. Tais movimentos estão impregnados com a intenção ancestral do xamãs do México Antigo que visavam uma cultivo ótimo de sua própria energia para atingir estados intensificados de consciência.

"Todas as faculdades, possibilidades e realizações do xamanismo, das mais simples às mais espantosas, estão no próprio corpo humano".


Na atualidade tais movimentos foram generalizados pelo esforço de praticantes modernos reunidos em torno do nagual, escritor e antropólogo Carlos Castaneda, autor de cerca de 12 livros, dentre eles, Passes Mágicos: a sabedoria prática dos xamãs do México Antigo. Há uma instituição que coordena os grupos de praticantes em todo o mundo. A Cleargreen realiza seminários em diversas partes do mundo coordenando informalmente uma rede de praticantes em mais de 100 países.

É um fato facilmente constatado os benefícios físicos e mentais proporcionados pela prática nos diversos seminários e encontros de prática. Aliás, redijo este texto logo depois de ter olhado a pele lisinha de minha esposa que já ultrapassou a barreira dos "enta" pensando que ela tinha passado algum creme e ela me disse que não, então lembrei-me que acabamos de fazer a prática de Tensegridade! E olha que aqui no sul de Minas o inverno seco castiga bem a pele de qualquer um.






Tensegridad Intro - The top video clips of the week are here

3 comentários:

Laura disse...

Olá F.A.!

Poderia futuramente, se possível for, falar algo sobre Nagualismo?

Abraço!

F.A. disse...

Oi, Laura!

Será o próximo texto!

No intento,

F.A.

ghsfsgsfg disse...

tesengridade INSTITUCIONALIZADA... me parece que há algo errado nisso...