Documentário: A vida de Buda

domingo, 20 de setembro de 2009

Um dos pontos mais interessantes desse documentário para mim é o fato revelado pelo mito de que ninguém escapa ao seu destino. Sem ser fatalista, os antigos, através de seus mitos, dizem que todo o ser humano vem para esta vida com um roteiro a ser seguido, o desempenho que vamos ter como atores desse roteiro é a nossa margem de liberdade. É a existência desse "roteiro" uma das premissas explicativas das ciências divinatórias. Quando o príncipe Sidarta nasceu foi previsto que ele poderia ser o imperador do mundo ou um grande mestre espiritual. Seu pai fez de tudo para que a 1ª opção se realizasse, mas apesar de todo o seu esforço o filho se tornou aquilo mesmo que era: o Buda, o Desperto, o Iluminado.

A idéia de destino não é oposta a idéia de liberdade, uma necessária a outra, num processo dialético onde nós mortais nos movemos. Estar conscientes do destino é aumentar a nossa margem de liberdade, pela própria consciência.

Há uma idéia muito interessante expressa pelos xamãs toltecas e que diz o seguinte:

A única liberdade de um guerreiro é ser impecável.

Ser impecável é ser e dar o melhor de si mesmo. Assim eu só posso ser o melhor de mim. Isso é impecabilidade. A liberdade de ser quem sou e dentro dessa liberdade dar o melhor de mim mesmo.

É nesse sentido que o filósofo existencialista Sartre disse que estamos condenados a ser livres.

Quando tentamos ser algo diferente daquilo que nascemos para ser, sofremos, deixamos de seguir o caminho do coração, a exigência de nossa alma, o nosso desejo mais profundo.

Foi a resposta para a causa do sofrimento humano a questão fundamental que Buda nos respondeu, não como filósofo apenas, mas como homem sábio, pois "um homem só conhece quando ele próprio é esse conhecimento" - Gurdjieff.

FACS

Este documentário recria a vida de alguém que nunca quis ser venerado como um Deus, mas que mudou para sempre a história da humanidade em busca de paz e felicidade eterna. Quinhentos anos antes de Cristo um jovem príncipe deixou seu palácio e iniciou uma viagem pelo norte da Índia. Suas experiências definiram uma filosofia de vida que hoje tem mais de 400 milhões de praticantes. A filosofia Budista cresce dia após dia e mais pessoas, cada vez mais jovens, se interessam sobre os ensinamentos de Buda.

No início do século XIX, um grupo de arqueólogos e exploradores ocidentais encontrou em Lumbini, um pequeno povoado do Nepal, o lugar de nascimento de Buda, o que os permitiu descobrir alguns segredos de sua vida. Uma pesquisa profunda, com testemunhos de especialistas e as últimas descobertas arqueológicas.

Links Déia

PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3 PARTE 4 PARTE 5 PARTE 6 PARTE 7 PARTE 8

obs: todas as partes devem ser baixadas uma a uma e descompactadas para o documentário poder ser visto. Recomendamos que usem para baixar um programa chamado USDownloader, basta consultar a nossa AJUDA.

Opção de download gentilmente indicada pelo navegante virtual Polo, via Torrent, AQUI!

8 comentários:

Rafael F.C. disse...

Link quebrado.
Agradeço!

Rapha disse...

agradeço muito por este blog existir!
amor

F.A.C.S. disse...

Valeu, Rapha!

Acho que agora os links estão ON.

No intento,

FACS

Polo disse...

Para os que, como eu, preferem fazer o download por torrent, com 28 semeadores nesse instante:

http://dl.btjunkie.org/torrent/BBC-The-Life-of-Buddha-DivX5-AC3/44950bb97a99cdf6978dc8c1e1d7ed6ca7e2672c3c16/download.torrent

F.A.C.S. disse...

Obrigado, Polo!

Também prefiro via Torrent, tem legenda?

No intento,

FACS

Rafael F.C. disse...

Baxei a torrent, só falta a legenda..

Rafael F.C. disse...

Se alguém quiser a legenda da torrent

http://rapidshare.com/files/267775697/BBC.The.Life.of.Buddha.DivX5.AC3.www.mvgroup.org.srt

Agradeço!

Gianni disse...

Olá! Assisti a esse documentário pelo YouTube legendado em português. O título para usar como palavra-chave na busca era "A Vida do Buda" espero que ainda esteja lá. Boa sorte!