Sobre Estados Alterados - comentário e filme

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A iluminação, os estados alterados de consciência, o satori é a culminação de um processo de crise, é a ruptura de um determinado limiar perceptivo onde nos abrimos para percepções inteiramente novas. A palavra chave é crise ou ponto de ruptura ou ponto de crítico. Xamãs e iogues de várias tradições sempre usaram técnicas de rupturas para levar o corpo a esse limiar: jejum físico, jejum sexual, longas caminhadas, esforço sobre-humano, meditações longuíssimas, determinação implacável. Sob essas condições chegavam a um estado de quase ruptura perceptiva de onde saltavam para o desconhecido de si mesmo. Hoje, quando cientistas como o Dr. Rick Strassman estudam a relação entre a pineal, a liberação de DMT pelo corpo e os estados de quase morte (EQM) nos perguntamos se xamãs e iogues não obtinham esses estados a partir do próprio corpo através de um processo de disciplina pessoal que podiam envolver ou não uma fonte externa de DMT.

O filme a seguir, Altered States, de 1980 traduzido para o português de forma sensacionalista e comercial como Viagens Alucinantes, conta a estória de um cientista que resolveu investigar por si mesmo e em si mesmo os efeitos de certas substâncias enteógenas. O filme principia interessante mas, infelizmente, perde a mão no final - Fernando Augusto.

Download do filme (via Torrent) e da legenda AQUI!

obs: notem a postura invertida do Enforcado, arcano 12 do Tarot, na imagem com William Hurt, um símbolo da busca "espiritual" pela inversão da "matéria".

Nenhum comentário: