Sigmund Freud: análise de uma mente

sábado, 24 de outubro de 2009

Documentário muito interessante sobre a vida do pai da Psicanálise, Freud, um gênio precoce e auto-didata que falava 6 línguas aos 12 anos de idade e era capaz de ler Shakespeare no original. Com nome de imperador, Sigmund, dado por sua mãe em homenagem ao imperador da Morávia, que seguindo, também, uma profecia de nascimento, acreditava que o filho se tornaria alguém grandioso. Curiosamente o nome Sigmund dado em homenagem ao imperador da Morávia encontra no nome Freud a numerologia (4) e a simbologia (imperador) própria para tal referência.

Freud era obcecado pelo estudo e tinha desde muito jovem um diário onde registrava seus sonhos. Gostava de se ver como Napoleão (outra referência ao Imperador e ao 4) e chamava ao irmão de Alexandre, o grande.

Mais velho, já formado médico, usou cocaína como estimulante e como substância capaz de produzir revelações sobre si mesmo, até descobrirem que ela era viciante e prejuducial a saúde. Não chegou a viciar-se em cocaína pois era parcimonioso no seu uso, mas fumava de 20 a 25 charutos por dia o que lhe rendeu na velhice um câncer de mandíbula. Nunca ninguém analisou Freud, ele analisava a si mesmo. Esse documentário é assim apenas um fragmento de análise da pessoa que foi Freud, que em vida demonstrou ser um adepto do que hoje a Psicanálise critica: o auto-conhecimento. Aliás já tinhamos feito referência a isso no post sobre a Utopia do Auto-Conhecimento.

Sinopse

Quando o doutor Sigmund Freud começou a perguntar aos pacientes sobre os sonhos deles, seus colegas de Viena tacharam-no de louco. No entanto, poucos sabiam que muitas de suas percepções mais perturbadoras e revolucionárias eram fruto de uma auto análise, pois ele mesmo tinha várias neuroses.

Persistindo nas indagações, seguiu os sonhos até suas raízes, o inconsciente. Ao fazê-lo, inventou a psiquiatria moderna.

Produzido pela BIO. THE BIOGRAPHY CHANNEL, "Freud: análise de uma mente" revela detalhes da vida e da psique do pai da Psicanálise. O documentário traz ainda trechos do único relato em vídeo que Sigmund Freud gravou, aos 81 anos, falando sobre sua carreira.


Download, via 4 shared: 1ª parte - 2ª parte - 3ª parte

Senha: pistasdocaminho

obs: as 3 partes precisam ser baixadas uma a uma para depois serem descompactadas e reunidas num só arquivo que poderá ser então visto. O arquivo a ser descompactado está em formato RMVB.

2 comentários:

Ang Lo disse...

Amigão... acompanho sempre seu blog e deixei uma homenagem lá no meu blog para vc!!!
Abração!
http://pensandoprafrente.blogspot.com

Rogerio Floripa disse...

Deixando um link válido - http://bitshare.com/files/z4uq5y23/AnaliseDeUmaMente.avi.html