Deus, um delírio: o debate

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Richard Dawkins, cientista e escritor, escreveu um livro intitulado "Deus, um delírio", suscitando uma tremenda polêmica entre os cristãos, que se viram na necessidade de contrapô-lo. Esse vídeo é o resultado de um debate em torno da religião, da ciência, do conceito de um deus pessoal, do criacionismo, do evolucionismo, do ateísmo e do papel da religião na formação moral dos povos. É interessante notar que o outro debatedor, John Lennox, também é um cientista, um matemático, mas que defende a Bíblia, o deus pessoal e a tese de que tudo que não podemos explicar se explica porque Deus assim o fez, o que naturalmente é um paradoxo, pois dizer que um deus pessoal criou o Universo nada explica. Pois quem explica Deus? Sem resposta. Quem criou Deus? Resposta: ele é incriado e eterno. Sendo essas as respostas do cientista me parecem que elas estão mais para teologia do que para ciência.

O mais interessante é que a ciência não tem todas as respostas, nem poderá ter, mas a religião parece querer sempre dar todas as respostas como que para suprir a necessidade humana por explicações que atendam as demandas de nossa ignorância. Um cientista pode dizer: -Eu não sei. Já um religioso sempre terá uma explicação, e dirá: - Porque "nosso Deus" assim o fez.

Se o deus pessoal dos cristãos e dos que seguem a Bíblia como livro sagrado, que possui posturas tão paradoxais e humanas tais como ira, ciúme, vingança, mentira e paixão existe ou não é um velho debate, até porque sendo deus o que é dispensaria tanto defensores quanto acusadores. Afinal se ele existe dispensa acusação ou defesa e se não existe também. Na verdade a discussão deveria girar em torno do que o homem fez e faz em torno do conceito de deus. Qual o balanço histórico dos homens que dizem agir em nome de deus? Bem, nesse caso o debate também é desnecessário, pois a História revela o que os homens fazem em nome do deus que acreditam. Se há algo de mais valia no debate é perceber como nós homens podemos discutir por horas a fio para nos assegurarmos de nossas próprias opiniões e crenças. Bem, mas essa é apenas a visão deste blogueiro.

Sinopse

Um dos mais importantes debates envolvendo o neo-ateísmo. O debate, com mais de 1 hora e meia de duração, é apresentado por Larry Taunton, realizado no “Fixed Point Foundation”, com a participação do Professor Richard Dawkins (ateu) e o Dr. John Lennox (cristão), ambos sendo mediados por um Juiz de Direito Federal. A abordagem do debate possui um foco principal no best seller de Dawkins: Deus – Um Delírio.

Segue o link para esse debate, via rapidshare, AQUI!

obs: o filme está em formato RMVB e pode ser visto se você tiver em seu computador o codec do Real Alternative. Download AQUI ou AQUI.

Nenhum comentário: