Sãos e enfermos

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um buscador errante viu um derviche numa casa de repouso e lhe disse:

Tenho estado em certos ambientes e ouvi os ensinamentos de uma multidão de guias. Tenho aprendido como distinguir quando um mestre não é um guia espiritual. Não posso dizer quando alguém é um Guia, nem encontrar a um, porém completar a metade do trabalho é melhor que nada.”

O derviche rasgou suas vestimentas e disse:

“Desgraçado! Tornar-se um expert do inútil é como ser capaz de detectar as maças podres sem aprender as características das boas.

Porém existe uma possibilidade pior para ti. Presta atenção para não chegares a ser como o doutor desta estória. Para provar o conhecimento de um médico, certo rei enviou várias pessoas sãs para que fossem por ele examinadas. O doutor deu uma medicina a cada uma delas. Quando o rei o contestou, acusando-o de fraude, o médico respondeu: “Grande rei! Faz tanto tempo que vejo apenas enfermos que cheguei a imaginar que todas as pessoas do mundo estavam enfermas e tomei o brilho dos olhos de boa saúde por um sintoma de febre!”

Comentário

As vezes ficamos tão engessados numa percepção da vida que não percebemos as coisas tais quais são, mas apenas como nos parecem. Sabiamente diversas tradições disseram o seguinte:

- Não julgueis.

Assim evita-se o erro de julgar a vida, os outros, pelos seus próprios critérios. Tomar a si mesmo e os seus conhecimentos como um critério absoluto de validação da realidade é uma forma de neurose, de doença que conduz a um sofrimento psíquico sem fim. Poucos de nós podem se dizer curados de tal mal: julgar.

FACS

3 comentários:

Rapha disse...

barbaro!

Rapha disse...

amigo, sem perguntar mas com profundo respeito talvez, eu repliquei a foto em meu blog... por favor caso nao queira isso eu tiro assim que tu mandar... meu e-mail aum_lima@hotmail.com
desculpa! mas a foto estava me chamando para isso eu achei...
e tenho profunda admiracao pelo teu blog...

amor pra ti

FACS disse...

Oi, irmão!

A imagem veio daqui:

http://portal.unesco.org/culture/es/files/21824/10892969373Image_Immateriel01.jpg/Image_Immateriel01.jpg

É do portal da Unesco.

Grato pela companhia e pela parceria.

Abraços,

FACS