Ciência e Espiritualidade

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ciência e Espiritualidade é o tema de mais um excelente Café Filosófico que mostra que as pontes que ligam hoje essas duas áreas do saber se fazem mais e mais fortes devido aos avanços do próprio conhecimento científico, em particular da Física Quântica.

O palestrante dá um verdadeiro show onde fala direto por mais de 1 hora e meia, sem se quer beber água, sobre diferentes assuntos ligados ao tema, fazendo citações e demonstrando grande capacidade de comunicação e muito bom humor. O Doutor Moacir Costa de Araújo Lima surpreende agradavelmente, numa linha muito semelhante e paralela, dentro da área da medicina, ao do médico psiquiatra Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, com sua pesquisa sobre a glândula pineal.

Sinopse

O tema Ciência e Espiritualidade examinará os diversos paradigmas científicos, mostrando a evolução da ciência, desde o materialismo realista até a Física Quântica.

Estudaremos a importância da descrição que a Ciência nos dá do Universo, em relação a nosso modo de agir e de pensar a vida e seus objetivos. Mostraremos a evolução do observador na visão da ciência, antes sem função tanto no mundo externo quanto em relação a si mesmo e, hoje, entendido como co-construtor da realidade e artífice de seu destino. Deste modo, procuraremos provar que nos construímos de dentro para fora. Examinaremos a derrubada dos postulados do materialismo realista, chegando a uma física de possibilidades em que nossa consciência realiza escolhas, tornando-nos conseqüentemente, livres e responsáveis.

Eis os links (by Déia) para mais esse Café Filosófico:

Nenhum comentário: