O Homem-Urso ou Grizzly Man

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mais um documentário excelente do diretor alemão Werner Herzog montado a partir de 100 horas de filmagens feitas por Timothy Treadwell, ambientalista que desejava proteger e salvar os ursos pardos do Alasca e que após fatídicos 13 verões convivendo sem armas com tais animais é morto por um urso junto com a namorada.

Considerado louco por quase todos, em sua aventura Treadwell apresentou diversas facetas da loucura que, obviamente, também é nossa, a loucura humana. Vaidade, coragem, ingenuidade, heroísmo, desapego, irresponsabilidade, ira e paixão são alguma dessas facetas reveladas nesse documentário que incomoda, que instiga e nos faz refletir sobre a natureza e o homem, enfim, sobre a natureza humana.

Um dos aspectos apresentados pelo documentário é como Treadwell encarna uma visão ingênua, misticóide e mitômana de que a Natureza, no caso os Ursos, seriam dominados pelo "mestre" e "guerreiro amável" Treadwell. Como consolo pode-se dizer que pelo menos Treadwell como salvador dos Ursos durou 13 anos, alguns outros salvadores do bicho-homem duraram bem menos, revelando que não é o Urso Pardo do Alasca o animal mais perigoso do planeta.

13 verões o homem viveu com as feras, 13 verões a fera conviveu com os ursos, 13 verões e fim.

Treadwell filmou cenas fantásticas com os Ursos e estabeleceu uma parceria incrível e mágica com um grupo de raposas, que poderá ser constatada no documentário, onde passaremos a entender um pouco mais de nós mesmos através da pele de Treadwell, de entrevistas com amigos, familiares e namoradas deste "guerreiro amável". Perceberemos, talvez, que quem matou Treadwell não foi um urso, mas foi Treadwell mesmo. Faltou a Treadwell aprender a lição da raposa, falta também a nós, a astúcia para não matarmos a nós mesmos enquanto espécie, até por que a Natureza já possui um aspecto predatório em si mesma.

Façam o download via Torrent AQUI e não esqueçam de baixar o arquivo com as senhas que serão pedidas ao descompactar o filme.

A seguir trailer do filme.


Nenhum comentário: