O medo das mulheres

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O medo das mulheres é mais um excelente Café Filosófico apresentado e disponibilizado na íntegra, os links estão logo abaixo. A jornalista Mônica Waldvogel, com a participação do psicanalista Jorge Forbes, fala de seus próprios medos e estende a análise individual ao universo feminino. É preciso coragem para isso. Coragem que normalmente um homem não tem. Afinal, de que tem medo um homem? Da impotência? Do "chifre"? De ficar só e ser abandonado?

Quem se pergunta e questiona é na maior das vezes a mulher. É ela que parece estar buscando a si mesma e a compreensão dos caminhos no mundo pós-moderno, nota-se isto pela presença massiva de mulheres não só nesse mais em outros programas, por exemplo. Aparentemente o homem parece saber do seu próprio caminho. Isso está refletido numa pergunta que a jornalista Mônica Valdvogel repete algumas vezes lembrando Freud:

O que quer uma mulher?

Como se os homens de fato soubessem o que querem. Me parece que nós homens somos mais facilmente domesticáveis nesse sentido, pensamos que sabemos quando não sabemos o que queremos.

Mas uma resposta possível, algo jocosa e provocativa, para a clássica pergunta, "o que quer uma mulher?", seria:

As mulheres, assim como deus, querem a perfeição, inclusive um homem "perfeito". Como o segundo parece que já desistiu do projeto esperamos que as mulheres não desistam. Afinal, precisamos mais do que nunca resgatar a condição do homem e da mulher não como ente perfeito, mas apenas (!?) humano.

Uma outra resposta é: tudo.

Essa é a razão de nessa sexta-feira ter colocado uma versão da carta nº 6 do Tarot, os Enamorados, onde Pã apaixonadamente beija uma mulher.

Seguem os links, by Déia, via Rapidshare:




Nenhum comentário: