Peixes na Lua

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Al Sheik Bahaudin Naqshband lhe perguntaram:


“Porque sempre dizeis que alguém que pense que está mais avançado no caminho que outro não tem categoria alguma?”


Ele respondeu:


“Porque por minha própria experiência cotidiana cheguei a conclusão de que aqueles que pensam que podem aprender sufismo por si mesmos não podem de fato fazê-lo: estão demasiado centrados em si mesmos.


Quem pensa que não pode aprender só, de fato, pode fazê-lo. Porém, devido a vaidade, só um mestre verdadeiro pode dizer-lhes se podem continuar sós, já que só ele pode diagnosticar a sua verdadeira condição.


“Qualquer um que pense que está mais avançado no caminho do conhecimento que outro é quase um completo ignorante e não é capaz de aprender nada mais. Dá voltas e voltas nos intestinos de Satã de sua própria ignorância. Isto ocorre porque a experiência do conhecimento real não é em absoluto similar a pensar que alguém está mais avançado que outrem.


“Perceba que nunca é aceito como discípulo qualquer um que eu critique por ter uma vontade egóica. Isto é assim porque, sem dúvida, ele sentiria, independente do que imagine, que minhas críticas à ele foram motivadas por um desejo de ensinar-lhe. Por isso, sempre não aceito a quem critico. Existe sempre a esperança de que possam encontrar um mestre em alguma parte que não lhes adulem, ainda que isso seja tão improvável como a existência de peixes na Lua.

Nenhum comentário: