Documentário: Brasil: uma história inconveniente

sábado, 20 de novembro de 2010

História inconveniente para quem? Para as elites escravagistas e seus capatazes midiátics que hoje dizem que qualquer miserável pode ter carro. Eis a história de um país construído sob a força da escravidão.

Hoje, 20 de novembro, dia da consciência negra. Nada melhor do que esse documentário para refletirmos sobre o nosso passado, presente e futuro quando a discriminação emerge com força, quando os setores mais pobres emergem da miséria e a Presidenta Dilma se compromete a erradicar a miséria até 2014. Mas e a miséria do preconceito? Depende da cura das almas.

(Inglaterra, 2000, 46min. Direção: Phil Grabsky)

Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior participante do comércio de escravos. Quarenta por cento de todos os escravos que sobreviviam à travessia do Atlântico eram destinados ao Brasil, quando apenas 4% iam para os EUA.

Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888.

O documentário tem depoimentos dos historiadores João José Reis, Cya Teixeira, Marilene Rosa da Silva; do antropologista Peter Fry e outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. Este é um importante documentário sobre a história dos negros, história africana e estudos latinoamericanos. (Filmakers Library)

Torrent - agradecimentos ao DocVerdade

3 comentários:

Rosane disse...

Boa Tarde
Reforço o agradecimento ao DocVerdade.
todos os documentários são verdadeiros não devemos ocultar.como foi dito: A miséria do preconceito
depende da cura das almas

Sinto muito,me perdoa,te amo,sou grata.
Rosane Peon

Iony disse...

Tá com legendas???Quero ver!Obrigada pela dica e pelo blog!Parabens!

Fernando Augusto disse...

Oi, Rosane!

Grato pela presença e vibração contínuas!

Iony, está com as legendas.

Abraços,

F.A.