Surpreenda!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Surpreenda:

honre a palavra,

cumpra a promessa feita,

seja grato,

seja honrado,

aja de acordo com a fala,

nisto consiste a novidade,

faça aquilo que deve ser feito

pois é o que o coração manda,

qualquer coisa diferente disto

cai no lugar comum da mediocridade estabelecida: mentira, desonra, incoerência, falsidade, engano, mas se isto já é tão comum não é, de fato, verdadeiro engano, é apenas aquilo que se espera, portanto surpreenda!

Surpreenda!

Surpreenda!

Esta surpresa será deveras apreciada e, apesar de, eventualmente, alguns te considerarem bobo você apenas quer ser surpreendido e surpreender com algo essencialmente humano.

Esta capacidade de surpreender é hoje em dia verdadeiro ato de revolução. Por isso Jesus foi surpreendente, assim como Buda, assim como Gandhi, mas grandes nomes parecem inalcançaveis, quando foram apenas isto: humanos. E todo eles disseram que a grandeza é um ato simples de honra, de amor, de verdade. Grandes mestres foram grandes apenas por estes atos. O salto de qualidade da consciência humana requer estes atos tão surpreendentes! Agora mesmo você pode surpreender e tornar-se mestre de si, ser humano. Há nisso verdadeiro poder! Surpreenda! Surpreenda-se! Seja humano.

6 comentários:

beijamim disse...

Este é o melhor comentário que já li aqui. Muitíssimo obrigado, porque esta será a minha oração diária.

KALI, desesperadamente humana. disse...

Obrigada!

beijamim disse...

A estratégia trevosa que existe para manter-nos quietinhos em estado de agonia e consumo inútil das energias é o seguinte:
- Não encontrar algo que dê significação em viver e fazer aqui e agora (aquilo que verdadeiramente te interessa) e ir, aos poucos, rendendo-se à apatia;
- Ter certeza que o mundo é ruim, sendo que ruim é nossa apreciação dele;
- Sempre encontrar um culpado para temer e odiar;
Como essa regra de três torna a vida insustentável, vem então a quarta diretriz:
- Encontre subterfúgios: consuma, ou consuma-se! Tanto faz se você vai consumir uma idéia, um sonho erótico ou um produto. Importa é ter a postura predatória ativa, muito antes da construtiva/criativa, mesmo que seja na própria carne!
Bom, isso pode funcionar, mas em si é uma doença para jamais decifrar a própria origem e os verdadeiros motivos particulares e coletivos que cada um tem para estar aqui. É desplugar-se da vida e da vida de tua vida, da tua única e verdadeira riqueza de possibilidades e acontecimentos, e é a morte, no sentido mais completo que se pode imaginar, pois é morte que se dá com o coração ainda pulsando.
É algo que distorce até o verdadeiro papel da morte, que é aniquilar o que é velho e ultrapassado, para dar lugar ao novo que se alimentará das cinzas da experiência passada. Sim, essa experiência já teve seu tempo, sua validade. Viveu enquanto era dinâmica e criativa, começou a morrer quando se enrijeceu e perdeu a possibilidade de transformar-se.
No mundo da manifestação, tudo tem prazo de validade, exceto o que emergiu de cima, porque faz parte da arquitetura do Eterno.

Numerologia Essencial disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Numerologia Essencial disse...

F.A, muitoooooooo grata... Ainda me impressiono com a sincronia... Esta semana estou me responsabilizando pela honestidade...
Não a comum, que se rotula honesto por não tirar a mão armada o que é o do outr... mas aquela mais complicada, a do dia a dia... com as pessoas que me cercam... com aqueles que convivo todos os dias e dos quais venho escondendo quem sou por tempo demais...
Eu te amo, sinto muito, me perdoe, sou grata...
Dani

Fernando Augusto disse...

Queridos,

para dar continuidade nesta reflexão postei o texto de Don Miguel Ruiz.

Abraços de luz,

F.A.