Ato público em defesa dos Guarani-Kaiowá

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entenda o verdadeiro significado do hino do Brasil nas palavras de uma índia que discursa em ato público pelos Guarani-Kaiowá:

MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

3 comentários:

Rox disse...

obrigada

joaozin272727 disse...

Vendo essa moça falar me fez pensar que é essa força que falta em belo monte. Trabalho com geofisica e acabei de voltar de la e agora tenho uma boa noçao da monstruosidade que é aquilo la. Fico pensando ate onde vai a ganancia e o ego do ser humano, pois sao os unicos motivos que eu encontro para alguem querer constrir essa barragem. Estive pensando na quantidade de energia eletrica que eles consomem pra construir essa barragem, se considerarmos todos os gasto diretos e indiretos como fabricaçao de macanario, mega caminhoes, produçao de concreto, ar condicionado.... e conciderando que sao +ou- 25 anos pra construcao. Aposto que ela levara pelomenos uns 50 anos pra se produzir o tanto de energia que foi gasta para construçao.... precisamos realmente de produzir tanta energia assim??

Sibila disse...

Muito interessante seu comentário joaozin. Particularmente acredito, de forma bastante otimista, que teremos condições de em 15, 20 anos descobrir formas mais equilibradas de fornecimento de energia.Torna-se um belo e assustador paradoxo quando me percebo a unir forças de amor e paz, para transformar o mundo que me cerca, sendo que pessoas como estas que se propõe a criar construções como Belo Monte, geram uma dor tão profunda e uma dúvida enorme pousa no ombro do ser humano. "Quando me desespero eu me lembro que em toda a história a Verdade e o Amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e por um tempo eles pareceram invencíveis, mas no final eles sempre caem - Mahatma Gandhi"