Dentro de nós

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Um homem e uma mulher em busca da verdade precisa saber que esta busca é antes de tudo a busca por ver-se tal como se é. Olhar de frente para si é fundamental. Ser terrivelmente honesto consigo próprio, não mentir para si mesmo, não iludir-se, perceber suas fantasias, projeções e sonhos absurdos.

Neste caminho é preciso saber que isto é impossível por si mesmo. É no contato com os outros e nas circunstâncias da vida que temos o espelho perfeito para nos percebermos. Todas as nossas relações indicam a nossa verdade interior. A qualidade de nossas relações indica o nosso nível de ser.

Se no teu caminho você encontra muitos demônios é por que está no inferno e se está no inferno é por que você mesmo é um demônio. Não crie a fantasia de que você é um anjo em missão de misericórdia, a vaidade fantasia-se de muitas maneiras.

 Se no teu caminho você encontra pessoas que são como anjos então você caminha pelo céu.

Se você encontra em seu caminho anjos e demônios saiba que caminhas no limiar de tua própria alma.

Céu e inferno não são lugares, é apenas um lugar: dentro de você.

 "Mullá Nasrudin sonhou que estava no céu e que tudo a sua volta era muito bonito e fácil. Só encontrava beleza e não precisava fazer esforço para nada, bastava desejar uma coisa - qualquer coisa - e ela aparecia. Nasrudin tinha tudo o que queria e estava super-satisfeito, os milagres aconteciam sempre que desejava. Foi bom demais por algum tempo, até que ele começou a se entediar, deixou de achar graça naquela vida.

Aí resolveu procurar algum problema, qualquer situação que lhe aborrecesse ou até lhe fizesse ficar deprimido, porque já não suportava mais tanta maravilha. Não encontrou nada que lhe perturbasse. Passou a procurar um trabalho para fazer, uma responsabilidade qualquer e não havia nada, porque era perfeito.

No seu sonho Mulla Nasrudin gritou:

- Não agüento mais! Estou cheio de não fazer nada e de ter tudo! Preferiria estar no inferno!

E uma voz lhe respondeu: - E onde é que você pensa que está?

Por isso é que é isso: o céu e o inferno não são localizados geograficamente; mas emocional e psicologicamente. Cada um faz seu céu ou inferno no seu espaço interior. No momento em que você compreender que o céu ou o inferno estão somente dentro de você, poderá mudar inteiramente a sua vida. Enquanto não compreender não haverá transformação."

 F.A.

Nenhum comentário: