O Caminho para a Iluminação

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



[1] Quem queira respeitar a regra tem de vigiar a mente com atenção; a regra é impossível de observar para quem não domina a instabilidade da mente.

[2] Mesmo os elefantes selvagens na voragem do cio provocam menos desgraças que este elefante, a mente desenfreada, em Avichi e nos outros infernos.

[3] Mas se o elefante da mente for bem agarrado pela rédea da atenção, todo o perigo se desvanece e todo o bem se oferece.

[4-5] Tigres, leões e elefantes, ursos e serpentes, todos os inimigos, todos os carcereiros dos infernos, fúrias e vampiros, todos são agarrados quando a mente é agarrada, todos são domados quando a mente é domada.

[6] E porquê? Porque todos os perigos e toda a panóplia de sofrimentos procedem da mente e só da mente, assim o disse o verídico [Buddha].

[7] Quem fabricou com empenho os engenhos do inferno? E quem o revestiu de ferro ao rubro? E essas mulheres vampiros, de onde vêm?
[Nos infernos, os adúlteros sentem um impulso irresistível de subir à gigantesca árvore Kutashalmadi, onde mulheres com dentes de ferro os agarram em abraços que os despedaçam.]

[8] Tudo isso procede da perversidade da mente, disse o Buddha; assim, ela é a única coisa a temer neste mundo.

[9] Se a perfeição da generosidade consistisse em enriquecer o mundo, os salvadores ancestrais [Bodhisattvas] não a teriam possuído, uma vez que o mundo continua pobre.

http://pt.slideshare.net/artista1977/36868699-ocaminhoparaailuminacaobodhicharyavatarashantideva

2 comentários:

miolo disse...

qual o contrato que se estabelece livremente entre o impulso sexual e a parceria, o companheirismo? O que é traição (como exemplo, A Alma Imoral de NIlton Bonder)? Como evitar que a retenção sexual também afete a mente? Qual a negociação (incluso derivados como ciúme) considerando que o desejo sexual por uma só pessoa geralmente se esvai ou não se contém? Dúvidas pro bem!! é uma questão primordial. Gostaria de recomendações de outras leituras e práticas. Obrigado!

KALI, desesperadamente humana. disse...

Meu resumo a tudo isso (o que também já foi a resposta que obtive do I Ching aos meus questionamentos): Responsabilidade total.

Ou nos tornamos responsáveis por nos mesmos ou já era.

Muito grata.
Luz