Osho, política e meritocracia

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Introdução

Em fevereiro de 1985, quando ainda estava no Oregon, Osho fez um discurso em que explicitou sua visão da meritocracia, explicando em detalhes como esse sistema poderia funcionar para uma transformação da triste realidade com a qual convivemos.

Os sinais mostram que a morte dos políticos está cada vez mais próxima e, de acordo com Osho, estes precisam ser substituídos pela intelligentsia. O problema é que a intelectualidade de nossos dias está tão envolvida em políticas de poder quanto os políticos.

Osho diz que a solução passa por um tipo completamente diferente de formação nas universidades. Em sua visão de uma nova humanidade, Osho diz que as novas universidades devem incluir, paralelamente ao estudo acadêmico, um Instituto de Desprogramação e um Instituto de Meditação, de forma que as pessoas que estejam indo para o poder, possam ser preparadas para servir e compartilhar.

E em relação ao sistema eleitoral, Osho explicita a necessidade de se mudar o próprio fundamento do que concebemos como democracia, logo de início abandonando "a idéia de que todo homem, só por ter vinte e um anos" - aqui, 16 nos - "seja capaz de escolher quem é a pessoa certa para decidir a sorte das nações". E, em detalhes, apresenta os pré-requisitos para aqueles que vão votar e para aqueles que vão concorrer a cargos eletivos nos mais diferentes níveis de poder.

Tudo isso você pode ler no discurso que apresentamos nas cinco partes abaixo.



1.

O fim dos políticos; as condições para votar e se eleger




Da Idiocracia à Meritocracia

5 de fevereiro de 1985, Lao Tzu Grove, Oregon

Osho, como a idéia da meritocracia pode ser realizada na prática?

Uma coisa é absolutamente certa: os dias dos políticos já terminaram.

Eles já fizeram muito bem seu papel sendo destrutivos, violentos. Eles atingiram um ponto no qual a humanidade tem de decidir: ou morrer permanecendo com os políticos - cometer um suicídio global -, ou livrar-se dos políticos e salvar a humanidade, a civilização, a cultura, a vida.

Nada é favorável aos políticos e, à medida que se passam os dias, a morte deles está cada vez mais próxima. Eles próprios são os responsáveis. Eles aperfeiçoaram as armas a tal ponto, que podem trazer a morte ao mundo todo sem nenhum caminho de volta. Ou haverá uma última guerra - que significa a morte para todos e para todas as coisas -, ou uma mudança total em toda a estrutura da sociedade humana. Eu estou chamando essa mudança de meritocracia.

Primeira coisa: temos de abandonar a idéia de que todo homem, só porque tenha vinte e um anos, seja capaz de escolher quem é a pessoa certa para decidir a sorte das nações. A idade não pode ser o fator decisivo. Temos de mudar o fator decisivo - isto é, mudar o próprio fundamento.

Minha sugestão é que somente uma pessoa que esteja pelo menos matriculada em um curso superior, deve poder votar. A idade dessa pessoa não importa.

À medida que eu for lhes explicando a coisa toda, ficará mais fácil compreender.

Para o governo local, a matrícula seria a qualificação para os votantes. E a graduação na universidade - pelo menos o grau de bacharel - deve ser uma qualificação necessária para os candidatos, para qualquer um que queira disputar a eleição. E um grau de mestrado deve ser a qualificação mínima para quem estiver disputando o cargo de prefeito.

Para as eleições estaduais, a graduação com grau de bacharel deve ser a qualificação mínima para os votantes. Um mestrado em ciências, artes, economia, deve ser o grau necessário para os candidatos.

Para os ministros, um grau de Mestre, de primeira classe , deveria ser a qualificação mínima - um grau maior seria, naturalmente, melhor. E qualquer um que pleiteie o cargo de ministro, deverá saber algo sobre o assunto. Sua qualificação deve estar relacionada ao campo do assunto que ele irá lidar em seu ministério.

Por exemplo: eu já vi ministros da educação que nunca estiveram na universidade... Antes de se tornarem ministros da educação, nunca tinham visto um campus universitário. Sim, depois de se tornarem ministros da educação, eles começam a fazer discursos nas assembléias das universidades. As universidades começaram a lhes dar graus, graus honorários, porque, de fato, eles nunca estiveram sequer matriculados. Alguns deles sabem somente assinar seus nomes, e outros nem isso: eles têm de assinar com a marca do polegar sobre o papel.

Dessa forma, se alguém vai ser um secretário de educação, então, suas qualificações devem torná-lo capaz de ser um secretário de educação. Ele deve ter pelo menos um grau de Mestre em Educação, de primeira classe - com menos do que essa classificação de primeira classe, ninguém deveria ser um secretário estadual. Sim, se tiver graduações melhores - Doutor em Educação, Ph.D. em Educação - seria bom, pois isso o tornaria mais qualificado.

O Procurador Geral deve ter pelo menos o grau de doutorado em leis - não menos que isso, porque ele vai defender a lei do estado, os direitos dos cidadãos. Ele deve ter o melhor grau possível, de modo que saiba tudo sobre o assunto.

O governador deve ter o melhor de todos os graus que lhe for possível: Grau de Mestre de primeira classe, Ph.D. - a matéria do Ph.D. deve ser em Ciências Políticas - e pelo menos um grau honorário, um Doutorado em Letras, ou em Leis.

Para o governo federal, um grau de mestre será a qualificação mínima para ser um eleitor. Um grau de mestre de primeira classe e um Ph.D. devem ser o mínimo para os candidatos que disputarem as eleições. E os ministros devem todos ter o mais alto grau nos assuntos referentes à cadeira que irão ocupar como ministros. Se for de educação, então, os mais altos graus disponíveis no país; se for de saúde, então, os mais altos graus disponíveis no país.

O presidente deve ter pelo menos dois doutorados em filosofia, Ph.D., e um doutorado em Letras ou em Leis - e o mesmo para o vice-presidente, porque ele pode se tornar presidente a qualquer dia.

Deste modo, a oclocracia[1] é destruída. Então, só porque você tem vinte e um anos não significa que você é capaz de escolher o governo. Escolher o governo deve ser um trabalho muito habilidoso, inteligente. Só por ter vinte e um anos, você pode ser capaz de produzir filhos - isso não necessita de nenhuma habilidade, até os animais o fazem perfeitamente bem: não precisa de nenhuma instrução, a biologia já o manda bem preparado. Mas para escolher o governo, para escolher a pessoa que vai ter todos os poderes sobre você e sobre todo mundo e que vai ter de decidir o destino do país e do mundo... o modo como temos escolhido essas pessoas é simplesmente idiota.

Ainda outro dia eu recebi esta informação... - e eu felicitei a Universidade de Oxford por isso; talvez esta seja a única felicitação que receberão. Na Inglaterra, como em todo país, há convenções. Todo primeiro-minstro da Inglaterra, convencionalmente, ganha um doutorado honorário de Oxford. Desta vez - é algo sem precedentes em toda a história da Inglaterra - a Universidade de Oxford decidiu não dar o grau a Margaret Thatcher. Eu os felicitei, porque é assim que toda universidade do mundo deveria agir. Naturalmente, a razão pela qual eles negaram não é muito boa, mas isso é irrelevante. Pelo menos, eles mostraram bastante coragem. E Margaret Thatcher também será uma pessoa histórica, porque nenhum primeiro-ministro da Inglaterra saiu sem um doutorado honorário de Oxford. A razão pela qual eles decidiram negar foi ela ter cortado a verba para a universidade de Oxford, principalmente para pesquisa em literatura. A razão não é muito boa, mas, ainda assim, é significativa. Uma mulher que pensa que a literatura não merece nenhuma pesquisa, certamente não merece nenhum doutorado da universidade.

Eu gostaria que todas as universidades do mundo repensassem: não continuem simplesmente honrando com doutorados, de modo convencional, estúpidos políticos idiotas. Desse modo, vocês estão simplesmente se insultando. Desse modo, vocês estão degradando o status da educação.

Ao contrário, eu gostaria que todas a universidades - primeiro de apenas um estado - convocassem uma convenção de todos os reitores e professores eminentes; da intelligentsia eminente que não faz parte da universidade: pintores, artistas, poetas, dançarinos, atores, músicos... Essa convenção incluiria todas as espécies de pessoas que tenham atingido uma certa eminência e já tenham mostrado seu calibre - excluindo os políticos completamente.

Todos os vencedores do Prêmio Nobel deveriam ser convidados - novamente excluindo os políticos, porque nos últimos anos alguns políticos deram um jeito de receber o Prêmio Nobel, e isso tem degradado o valor do Prêmio Nobel.

Isso não acrescentou nenhum valor ao político: ele ainda permanece na sarjeta, e permanecerá na sarjeta, porque é lá o lugar a eles que pertencem. Ele não pode viver fora da sarjeta - ele morreria. E se você lhe der um Prêmio Nobel, ele arrastará o Nobel também para a sarjeta: é claro, onde quer que ele more, ele irá levar o Prêmio Nobel, os doutorados e todas as espécies de graduação com ele.

Cada estado deve convocar uma convenção de toda a intelectualidade, quer essas pessoas façam ou não parte das universidades - jornalistas, romancistas, todas as dimensões de talentos - e elas devem escolher uma delegação para a convenção nacional. Assim, oriunda de todos os estados, uma convenção nacional se constitui e entra nos detalhes de como a meritocracia deve funcionar.

Para os candidatos nacionais, pode haver uma convenção internacional com participação de todas as universidades do mundo e da intelligentsia. Esta seria a primeira da espécie, porque jamais toda a intelectualidade do mundo juntou-se para decidir a sorte da humanidade.

Esta convenção deveria escrever a primeira constituição do mundo. Esta não será norte-americana, não será indiana, não será chinesa: ela será simplesmente a constituição de toda a humanidade. Não há necessidade de leis diferenciadas. Não há nenhuma necessidade, todos os seres humanos precisam da mesma espécie de lei.

E uma constituição mundial será uma declaração de que as nações não têm mais significado. Elas podem existir como unidades funcionais, mas não mais serão poderes independentes. E se toda a intelligentsia do mundo estiver por trás dessa convenção, não será muito difícil convencer as pessoas em geral a se afastarem dos políticos.

[1] Oclocracia - Governo em que prepondera a plebe, a multidão, ou em que o poder é por ela exercido. (N.daT.)



2.

A função da intelligentsia
E que poder têm os políticos? Todo o poder que eles têm, fomos nós que lhes demos. Nós podemos tomá-lo de volta. Temos apenas de descobrir um meio de tomá-lo de volta - porque dar é muito fácil, tomar é um pouco mais difícil. Eles não serão tão simples e inocentes, quando vocês tomarem o poder de volta, como foram quando o pediram a vocês. É nosso poder, mas eles continuarão a possuí-lo se as massas permanecerem dando-lhes o poder - as massas podem ser convencidas de tudo.

Isso é função da intelligentsia... Eu gostaria de dizer que se acontecer algo à humanidade agora, toda a condenação irá para a intelligentsia: "O que vocês estiveram fazendo? Se aqueles idiotas estavam prontos para matar a humanidade, o que vocês estavam fazendo? Vocês não conseguiram nem mesmo manobrar esses idiotas? Vocês simplesmente ficaram rosnando, ficaram resmungando, mas não fizeram mais nada!?".

E o tempo está ficando curto. Uma vez que decidamos que o poder do voto não é direito de nascimento de todo ser humano, mas sim um direito que se tem de adquirir... - tem-se de fazer a distinção. Não se trata de um direito de nascimento, trata-se de um direito que você tem de adquirir pela sua inteligência. A todos deve ser dado a oportunidade de adquiri-lo; deverá haver igual oportunidade para todos adquirem esse direito, mas ele não é algo dado pelo nascimento, de graça: você tem de provar que tem o direito.

Passemos o poder da turba para as mãos de algumas pessoas inteligentes e para pessoas que saibam o que estão fazendo. Se um homem devotou toda a sua vida para pensar sobre educação e seus problemas - um homem que fez tudo o que era possível fazer para descobrir cada detalhe, cada fundamento da educação, todas as possíveis filosofias da educação -, se ele se torna um ministro da educação, há toda a possibilidade de ele fazer alguma coisa. E, ao mesmo tempo, eu desejo a transposição completa das massas para os poucos escolhidos.

Eu não sou contra o povo. Na verdade, nas mãos desses políticos, as pessoas estão contra elas mesmas. Eu sou a favor das pessoas, e o que eu estou dizendo pode ser dito exatamente como se diz com referência à democracia: para o povo, pelo povo, do povo - apenas terei de mudar o "pelo povo". Essa intelligentsia será para o povo, do povo. Ela servirá às massas.

É uma coisa tão simples! Vocês não elegem um médico. Alguém simplesmente se apresenta, por direito de nascimento, e as pessoas votam. Duas pessoas lutando para ser o médico ou o cirurgião. O que há de errado nisso!? As pessoas escolhem por si mesmas: para o povo, pelo povo, do povo. Elas escolhem uma pessoa, um cirurgião, porque ele fala melhor, fica bem na televisão e faz grandes promessas.

Mas ele não é nem mesmo um açougueiro! E vai se tornar um cirurgião...! Ele não é nem sequer um açougueiro. Até um açougueiro teria sido melhor... - pelo menos ele saberia como cortar, acabar com você. E esse homem...

Entretanto, você não escolhe um cirurgião por eleição.
Como você pode então escolher um presidente por eleição? Como você pode escolher um governador por eleição? Você está dando demasiado poder ao poder - a pessoas famintas. Com suas próprias mãos, as pessoas estão dizendo para enforcá-las! Isso não é democracia. Em nome da democracia, essas pessoas têm explorado as massas.

Só para fazer uma distinção, eu estou chamando meu sistema de meritocracia. Mas mérito para quê? O mérito é para servir e compartilhar. E uma vez que vocês tenham decidido passar o poder dos políticos para a intelligentsia, tudo é possível - tudo se torna simples.



3.

A formação nas universidades
Então, eu quero que toda universidade tenha duas instituições compulsórias, porque este é o modo pelo qual eu gostaria que as pessoas que estão se encaminhando para serem poderosas, fossem preparadas.

Até os dias de hoje, durante milhares de anos, vocês nunca prepararam ninguém.

Se alguém vai ser um boxeador, vocês não o empurram para dentro do ringue e dizem: "Comece!". Ele tem de aprender. Se alguém vai ser um espadachim, isso levará anos. Caso contrário, ele não saberá nem como segurar a espada - usá-la e lutar com ela será impossível. Primeiramente, ele terá de descobrir como tirá-la da bainha, como embainhá-la. Isso precisa de treinamento. Vocês simplesmente não dão uma guitarra para alguém que nunca viu o instrumento antes, e esperam que ele seja um Yehudi Menuhin ou um Ravi Shankar.

Isso é falha de vocês: essas pessoas que estão no poder, vocês as treinaram? Alguma vez alguém pensou que as pessoas que terão tanto poder, precisam de certas qualidades de modo a não cometerem abuso de poder? Isso não é culpa delas.

Assim, eu proponho dois institutos em cada universidade. Um instituto é para desprogramação. Todo mundo que consiga um certificado de graduação, primeiramente terá de conseguir um certificado de liberação vindo do instituto de desprogramação - o que quer dizer: o instituto o desprogramou como um cristão, como um hindu, como um muçulmano, como um judeu... - porque esse têm sido o nosso problema.

E quatro anos são suficientes. A desprogramação não leva tanto tempo assim: bastam algumas horas por mês durante quatro anos e vocês estarão desprogramados. E vocês não receberão nenhum certificado do instituto educacional, a menos que tenham sido liberados pelo instituto de desprogramação, dizendo que: "Este homem agora é um simples ser humano. Ele não mais é um cristão, não mais é um hindu, um muçulmano, um judeu.".

O segundo instituto será um instituto para meditação, porque simplesmente desprogramar não é o suficiente. A desprogramação tira o lixo de você, mas você é deixado vazio - e é difícil ficar vazio: você começará a juntar lixo novamente. Vocês não conseguem por si mesmos aprender a viver alegremente na sua vacuidade. Eis toda a arte da meditação.

Assim, por um lado o instituto de desprogramação o libera, esvazia-o, torna-o um vácuo; e o instituto de meditação vai ajudando-o a desfrutar o seu nada, a sua vacuidade, o seu vácuo interno, a limpeza que ele tem, o frescor que ele tem. E, à medida que você começa a desfrutar isso, você começa a sentir que aquilo não mais é vazio, absolutamente: aquilo está cheio de alegria. Parece vazio inicialmente, porque você estava acostumado a ter muito lixo ali, e aquele lixo foi removido; assim, você diz que parece vazio.

É como uma sala cheia de mobília: você sempre a viu cheia de mobília; então, um dia, você entra e toda a mobília foi removida e você diz: "Esta sala parece vazia.". A sala não está vazia, a sala está simplesmente limpa. A sala está espaçosa pela primeira vez. Ela estava atravancada antes, sobrecarregada, cheia de lixo; agora, ela é puro espaço.

Você tem de aprender meditação para desfrutar sua vacuidade.

E esse é um dos maiores dias na vida de uma pessoa - quando ela começa a desfrutar a vacuidade, a solitude, o nada.

Então, ninguém pode reprogramá-la, ninguém no mundo. Mesmo que Jesus venha e diga a você "Você é abençoado. Venha e me siga, e eu o levarei a Deus.", você dirá: "Vá para o inferno com seu Deus. Onde eu estou, aqui é o paraíso. Onde quer que eu esteja, aqui é o paraíso. Vá, siga a si mesmo - e leve sua cruz também. E se ninguém o crucificar, crucifique-se a si mesmo, porque sem a crucificação você não será o verdadeiro messias.".

Foi isso o que Buda disse realmente aos seus discípulos: "Se eu entrar no caminho, corte minha cabeça imediatamente. Eu não posso atravancar sua limpeza. Eu não devo estar ali, ninguém deve estar ali - nenhum deus. Você sozinho é o bastante, mais do que bastante... É tão transbordante!".

Assim sendo, um segundo instituto é necessário em toda universidade, que lhe dará uma simples meditação. Não há nenhuma necessidade de nenhuma complexidade. As universidades, a intelectualidade, tendem à complexidade, tendem a tornar as coisas complexas. Um método simples de apenas observar sua respiração é o suficiente. Mas todo dia, por uma hora, você tem de ir para o instituto. A menos que o instituto de meditação lhe dê sua graduação, a universidade não lhe dará a dela.

A graduação da universidade virá somente quando um certificado de liberação, vindo do instituto de desprogramação e um certificado de graduação vindo da universidade de meditação, estiver garantido. Isso dependerá de você - você pode se graduar em um ano, pode se graduar em dois anos, em três, quatro anos. Mas quatro anos já são demais. Qualquer imbecil, se ele apenas sentar-se durante uma hora, todo dia, sem fazer nada, durante quatro anos, está fadado a descobrir o que Buda e Lao Tzu descobriram, o que eu descobri.

Não é uma questão de inteligência, talento, gênio. É somente uma questão de paciência.

Assim, do instituto de meditação da universidade, você consegue uma graduação, um bacharelado em meditação; então, você consegue um bacharelado em artes ou economia ou ciência, mas não antes disso. E assim por diante. Você consegue um grau de mestre em meditação, e de novo você deverá continuar com o instituto de desprogramação por dois anos, porque você não pode ser deixado sozinho tão facilmente. As pessoas são, de um certo modo estranho, colecionadoras de todas as espécies de coisas. Umas pessoas colecionam antigüidades, outras colecionam selos...

As pessoas são colecionadoras... Eu penso que existe alguma necessidade psicológica. Devido a sentirem-se insignificantes, porque sentem que em si mesmas não têm nenhum valor, elas tentam encher esse buraco juntando coisas. Juntando conhecimento, juntando qualquer espécie de coisa: elas querem de algum modo sentir que não estão vazias e que têm algo valioso, que têm valor, que não desperdiçaram a vida...



4.

Uma utopia?
Assim, se você for continuar para alcançar o grau de mestre, então, durante dois anos você continuará com o instituto de desprogramação - porque não há término para a sua limpeza. Todos os dias a poeira se ajunta. Não é uma questão de você colecioná-la; é como um espelho: toda manhã você tem de limpá-lo e a poeira continua se ajuntando sobre ele.

A mente é quase como um espelho, um refletor. As memórias se adicionam, as experiências se adicionam - esta é a poeira que está acontecendo durante vinte e quatro horas por dia. Dessa forma, a menos que você a permaneça limpando continuamente, logo, logo, você estará recoberto de poeira novamente.

Assim, esta é uma boa experiência: durante dois anos, novamente, você estará sendo desprogramado; e durante dois anos novamente, você estará meditando.

Esses processos continuam simultaneamente, desprogramação e meditação. Uma vai limpando-o, esvaziando-o; a outra vai enchendo-o não com COISAS, mas com certas qualidades: serenidade, amorosidade, compaixão, uma tremenda sensação de dignidade sem nenhum motivo absolutamente. Só por estar vivendo, respirando, já é prova suficiente de que a existência acha que você é digno de viver, de que a existência acha que você é digno de estar aqui.

Você é indispensável para a existência.

Esta indispensabilidade é descoberta somente através da meditação; não há outro meio. E a menos que você descubra esta sua indispensabilidade para a existência, você irá continuar fazendo algo estúpido para se sentir digno.

Mas quando a existência o cobre, derrama todas as suas bênçãos sobre você, então, o ímpeto para juntar lixo simplesmente desaparece.

Então, você vive cada momento e morre a cada momento. Essa é a hora em que a meditação chegou à sua perfeição: VIVENDO A CADA MOMENTO, MORRENDO A CADA MOMENTO.

Morrendo para a memória com a qual você viveu.

Morrendo para o momento que está passando.

Ele pode deixar seus traços, seu conteúdo, sua assinatura, suas memórias... Mas não, morra para tudo isso; assim, você fica novo outra vez, pronto para espelhar a existência com um reflexo límpido.

Assim, se uma pessoa continua a estudar na universidade, então, ela continua indo para o Instituto de Meditação, durante uma hora todo dia; e, antes de pegar seu M.A. - mestrado em artes -, ela pega seu M.M. - isto é, mestrado em meditação. Ela pode consegui-lo em um ano, pode consegui-lo em dois anos; ou pode levar mais tempo se não estiver meditando, porque não haverá nenhum exame verbal - vai depender do Mestre.

Se o Mestre sentir, observando a pessoa vir todos os dias e sentar-se em meditação, continuamente - por dois anos ele a observa, procura saber como ela está se sentindo, como as coisas estão indo -, se ele nunca vê qualquer tensão na pessoa, nunca sente que ela está apressada, angustiada, preocupada, mas que ela está sempre relaxada, à vontade, em casa, que ela não se sente nervosa sobre nada, que ela não está interessada no passado e não está interessada no futuro...

Todas essas coisas ele vai observando, e se ele sentir... - e não existe a possibilidade de julgar mal. Se ele é um meditador, ele não vai julgar ninguém mal - isso é impossível. Ele saberá certamente que a pessoa realmente experienciou, e ele lhe dará o certificado.

Esses são os certificados de liberação para o grau de mestrado, para o Mestrado em Artes. E eu quero que isto continue: se você for fazer seu Ph.D., então, você fará três anos de desprogramação e três anos de meditação. Essas são formações compulsórias até o fim. Assim, quando você sair da universidade, você não será somente uma pessoa inteligente, bem informada: você será também um meditador - relaxado, observador, intuitivo. E você não mais será um cristão, não mais um hindu, não mais um norte-americano, não mais um russo. Toda essa bobagem terá sido completamente queimada, não sobrou nada disso tudo.

Este é o único jeito: trocar os políticos pela intelligentsia. Mas como a intelectualidade está agora, não iria adiantar muito, porque eles estão todos tão envolvidos em políticas de poder quanto os políticos. Eis por que eu torno essas duas condições necessárias. Se você tem um Ph.D., simultaneamente você terá um Ph.D.M., um grau de doutor em meditação. E se o Instituto de Meditação sente que alguém chegou a um ponto onde a pessoa deva ser honrada, então, eles podem lhe dar um D.Litt.M.

[1]
Assim, enquanto a pessoa está sendo instruída, ela também está, de um modo muito silencioso e sutil, sendo preparada para estar no poder, de tal modo que o poder não possa corrompê-la, que ela não possa usá-lo mal.

Assim, a meritocracia é um programa inteiro de transformação da estrutura da sociedade, da estrutura do governo, da estrutura da educação.

Parece utópico. Quem vai fazer isso? Como isso vai acontecer? Eis a questão - como vamos tornar isso realidade? É utópico, mas a situação é tal que dentro de vinte anos os políticos levarão vocês à beira da morte. Então, vocês terão de escolher; e, nessa altura, quando vocês tiverem de escolher entre a morte e a meditação, eu penso que vocês escolherão a meditação - vocês não escolherão a morte.

Se nessa hora vocês tiverem de escolher entre a morte e a desprogramação, vocês escolherão a desprogramação: "Deixe o cristão morrer, mas eu posso viver.", "Deixe o judeu morrer, eu posso viver.". E quem se importa quando é uma questão de você ser você ou ser judeu? Se você puder escolher apenas um - ou você ou um judeu -, eu não penso que você vá escolher ser judeu; nem Moisés teria feito isso. Eu confio em que ele tenha tido pelo menos essa inteligência.

Os políticos trouxeram esse grande desafio para o todo da humanidade. Por um lado, devemos ser gratos a esses tolos: eles arrastaram toda a humanidade para o ponto onde a humanidade tem de decidir: "Agora, ou vivemos ou esses políticos ficam no poder - as duas coisas são impossíveis.".

Os políticos estão levando vocês até esse ponto - eles já os levaram até aí. Assim, eu digo que agora as universidades têm de se tornar mais audazes, corajosas, unidas; e elas têm de reunir toda a intelectualidade ao redor de si - o que não é difícil, porque, por toda parte, eu vi que toda espécie de pessoa inteligente é contra esses políticos tolos. Mas elas não podem fazer nada sozinhas - o que a pessoa pode fazer? E elas não vêem que haja alguma alternativa.

Eu me admiro que vocês não possam ver nenhuma alternativa: vocês têm tantas universidades de grande prestígio! Por exemplo: se a Oxford pôde juntar coragem para recusar, para dizer que a universidade não iria dar à Thatcher um doutorado honorário, por que uma universidade como a Oxford - que é prestigiosa, suficientemente antiga, respeitada em todo o mundo - não pode começar a convocar essas convenções? Por que a Oxford não pode começar a se tornar o centro de um novo poder, o poder da intelectualidade?

E não é tão difícil como parece.

[1] D.Litt.M. – Um dos títulos criados por Osho na Multiversity, este: Doutor de Letras de Meditação. (N.daT.)



5.

A democracia ainda não aconteceu
Uma coisa eu esqueci de dizer. Eu disse: excluam os políticos. Eu quero incluir mais uma coisa: excluam os sacerdotes, o papa, porque o poder religioso sempre deu apoio ao poder político. Eles estão unidos em profunda conspiração, eles se apóiam mutuamente. E eles se apóiam em condições tão absurdas, que não se pode tirar nenhum sentido disso.

Adolf Hitler foi abençoado para a vitória, pelo alto sacerdote cristão na Alemanha: ele orava para Adolf Hitler ser vitorioso. E ele estava muito feliz porque Adolf Hitler estava acabando com os judeus: talvez ele tenha feito um grande serviço aos cristãos, mais que todos os outros - milhões de judeus morreram. Assim, os sacerdotes cristãos podiam sentir que estavam fazendo a coisa certa ao abençoá-lo: a vingança contra os judeus tinha de ser feita. Mas ele se esqueceu completamente de que Churchill também estava sendo abençoado para a vitória, pelo arcebispo cristão, na Inglaterra; que, nos Estados Unidos, o presidente norte-americano estava sendo abençoado... estranho! E estavam todos orando a um único Deus!

Ora, Deus deve ter ficado numa dificuldade: a quem ouvir? Mas Ele, sendo um velho judeu como parece, ouviu a Churchill, que absolutamente não era um homem religioso. Ele não parecia ser religioso, nem inteligente. Se Churchill tivesse sido enviado para o lugar certo, ele teria estado num circo ou num carnaval em algum lugar, vendendo hot-watchdog

[1] ; aquele homem não parecia uma pessoa inteligente.
Assim, todos esses bispos e papas têm de ser excluídos: eles não têm nada a ver com isso. E temos de excluí-los porque vamos desprogramar, e a desprogramação é uma das coisas mais significativas a serem feitas; caso contrário, o mundo não pode ser salvo.

Essas pessoas - sacerdotes, papas, shankaracharyas, imãs... - estiveram fazendo as coisas mais horrorosas no mundo, mas, devido à fachada de religião, vocês os deixaram livres. Se qualquer outra pessoa estivesse fazendo essas coisas, ela iria presa imediatamente.

Assim, os políticos e os sacerdotes têm de ser evitados. Os políticos vão dizer que o que eu estou dizendo é antidemocrático. Não é, porque a democracia não existe em lugar nenhum.

Eu gosto muito da afirmação de H.G.Wells. Alguém lhe perguntou: "O que você pensa sobre democracia?".
Ele disse: "É uma boa idéia.".
O homem espantou-se: "Uma boa idéia?!".
Ele disse: "Sim, ela ainda tem de acontecer."

Ela ainda não aconteceu. Em nome da democracia, outra coisa está em funcionamento.

Enquanto eu estive na Índia, eu pensava que talvez nos Estados Unidos alguma coisa de democracia estivesse acontecendo. Mas, vir para os Estados Unidos foi um tremendo desapontamento. Não há democracia em lugar nenhum - nem nos Estados Unidos, nem na União Soviética, nem em nenhum outro lugar. Trata-se somente de uma palavra que os políticos vivem explorando.

Assim, em primeiro lugar, ela não existe; dessa forma, não existe o problema de eu ser contra a democracia, ser antidemocrático. Não existe nenhuma democracia; assim, como posso ser antidemocrático? O que estou propondo é o caminho certo para mudar toda a estrutura, de modo que um dia a meritocracia possa incorporar a democracia - porque, mais cedo ou mais tarde, todos podem estar instruídos e capacitados. Não estou impedindo ninguém; estou simplesmente dizendo que, neste momento, se dê o poder de governar somente àqueles que estejam habilitados para isso e preparados para isso. Paralelamente continuem preparando as pessoas.

Nós poderemos não estar aqui, isso não importa. Mas dentro de três ou quatro gerações, todo mundo pode passar pelo processo de desprogramação, de meditação e de instrução. Então, todas as pessoas ficam habilitadas - porque, por volta dos vinte e um anos, a maioria das pessoas já dever estar matriculada em curso superior: elas poderão participar da eleição local. Algumas delas já terão se formado: elas poderão participar da eleição do estado. E aos vinte e quatro anos, a maioria já estará formada - e podem participar, então, de todas as eleições. E antes dos trinta, vocês podem estar aptos a concorrer à presidência do país.

Eu não estou pedindo muito, somente dez anos de preparação. E se todo o governo for formado por pessoas meditativas, desprogramadas, sem preconceitos - visualize isso! -, então, a burocracia desaparece, a hierarquia desaparece; então, as coisas que levam anos podem ser efetivadas em segundos.

(...)

Assim, os políticos e os sacerdotes, ambos, têm de ser afastados de seu poder de controle e influência estabelecido há tão longo tempo, e uma espécie totalmente nova de administração tem de ser desenvolvida. É um trabalho difícil, árduo, mas não impossível - principalmente em tal situação, quando a morte é a única alternativa.

[1] Hot-watchdog – Cão de guarda. No Óregon, há uma organização chamada THOUSAND FRIENDS OF OREGON. Esta é uma organização Land Use Watchdog. Eles se tornaram os principais oponentes da comuna de Osho no Óregon o tempo todo. Ocasionalmente, Osho costumava mexer com eles e é isto o que ele está fazendo aqui.

OSHO, From Misery to Enlightenment, # 8, Q 1

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