Oração diária

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eu não quero cargos, nem posições, nem reconhecimento, nem gratidão;

não desejo justiça, não pretendo ser visto pelos homens como alguém especial,

meu único desejo é o domínio da mente, sem nenhuma esperança ou expectativa de alcançá-la.

Não dependo de nada e nem de ninguém para realizar este domínio mental, antes toda a adversidade é minha benção e meu presente.

Neste sentido este mundo é perfeito tal como é.

Um comentário:

MrPedraebala disse...

Rendo-me, e quem não se renderia?
Neste sentido realmente tudo seria perfeito.

"Eu não quero cargos, nem posições, nem reconhecimento, nem gratidão;
não desejo justiça, não pretendo ser visto pelos homens como alguém especial"

Há muitas coisas que eu gostaria de indagar e algumas destas de forma isolada, mas não quero me precipitar.
Numa prévia perguntaria sobre o reconhecimento e gratidão- perguntaria porque não?

Não há tratamentos suficientes para o ego em sua "doutrina da "mente""?

Estes tipos de sentimentos (reconhecimento e gratidão) são dos outros em relação à nós, não vejo uma maneira gentil de negá-los. Na verdade há uma maneira, é não fazer nada que os mereça.
E como falar de HUMILDADE uma pessoa que não aprecia isto nos outros? Sim! porque reconhecimento e gratidão somente parte dos humildes (ou dos humilhados)


Não ambicionar cargos ou posições é fácil digerir e imaginar, sugerem um tipo de humildade ou desprendimento falsos, hoje mau representariam um tipo de virtude. Mas não nos culpemos por isso boa parte desta depreciação é dada pelo tal do "politicamente correto" tão em moda nestes dias. Ou da vida dentro dum escafandro no mar de si mesmo, para tais mergulhos introspectivos é preciso um "periscópio almático" que espie na realidade para ser ao menos um ser humano sociável.


E o que dizer de :
"não desejo justiça"???

Esta dissonância que salta aos olhos carece de explanação, por este motivo nem me apressarei em comentar na esperança de alguém fazê-la.

" meu único desejo é o domínio da mente, sem nenhuma esperança ou expectativa de alcançá-la."

Um único desejo, uma só ambição e ainda assim nenhuma esperança de alcançar.....
Ou isto é mais uma tentativa de manifestação de humildade ou então um delírio.

"antes toda a adversidade é minha benção e meu presente."

Enfim uma luz para que enfim possamos dizer AMÉM nesta oração:

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."

2 Coríntios 12:10

Abraços