Dica de filme: O Buda

quinta-feira, 4 de junho de 2015

“O Buda” é a história de um jovem que vive numa cidade grande e luta para fugir de sua profunda necessidade espiritual: a de descobrir quem ele é. Perdas, desilusões e tragédias, o levam a severas práticas espirituais, abandonando completamente sua vida, seu mundo, sua alimentação e afetando profundamente o mundo das pessoas que o rodeiam. Seu irmão, professor universitário de filosofia, sua noiva, atriz e filha de uma empresária do ramo televisivo, serão os interlocutores de sua exótica viagem em busca por seu mestre em um templo Zen nas montanhas. Ele o encontra, mas nem tudo acaba como se poderia esperar...

Muitas e muitas vezes adentramos ao caminho pelo caminho do erro, é assim mesmo, uma viagem de auto-descoberta, desilusão e prazer pelo conhecimento de si.

Uma estória


Quando Bankei realizava seus retiro semanais de meditação, discípulos de muitas partes do Japão vinham participar. Durante um destes Sesshins um discípulo foi pego roubando. O caso foi reportado a Bankei com a solicitação para que o culpado fosse expulso.

Bankei ignorou o caso.

Mais tarde o discípulo foi surpreendido na mesma falta, e novamente Bankei desdenhou o acontecimento. Isto aborreceu os outros pupilos, que enviaram uma petição pedindo a dispensa do ladrão, e declarando que se tal não fosse feito eles todos iriam deixar o retiro.

Quando Bankei leu a petição ele reuniu todos diante de si.

"Vocês são sábios," ele disse aos discípulos. "Vocês sabem o que é certo e o que é errado. Vocês podem ir para qualquer outro lugar para estudar e praticar, mas este pobre irmão não percebe nem mesmo o que significa o certo e o errado. Quem irá ensiná-lo se eu não o fizer? Eu vou mantê-lo aqui mesmo se o resto de vocês partirem."

Uma torrente de lágrimas foram derramadas pelo monge que roubara. Todo seu desejo de roubar tinha se esvaecido.

Para baixar via torrent: AQUI

Legendas AQUI

Filme em espanhol (abaixo):


Nenhum comentário: