***
Recapitular aumenta a lembrança de nós mesmos no dia a dia e assim permite uma melhor espreita de si.
***
O outro grande barato de recapitular é o fato psicológico muito simples e real de não termos mais preocupações, especialmente, a preocupação com o que pensam os outros, isso por que não temos mais tanto a energia dos outros em nós.
***
Recapitular nos torna conscientes de que tudo é energia. Inclusive essa mensagem, tão simples, feita aparentemente de bits e bytes.
***
Recapitular é "viciante" muitas vezes, pois a energia resgatada produz um aumento de energia que é muito prazeiroso de uma maneira sutil. É algo que faz você se aproximar daquela condição de completude que tínhamos quando éramos crianças.
***
Recapitular vai nos levar muitas vezes a nos defrontar com emoções que não saberemos precisar sua origem. Essas emoções surgirão e não conseguiremos de primeira precisar os fatos mais profundos que as detonam. Como os eventos que vivemos estão conectados entre si vai acontecer de ao recapitularmos um evento ele tocar uma fibra do nosso ser que remete a um evento mais profundo. Essa emoção desperta por um evento mais recente recapitulado, e conectado a um evento mais profundo, tornar-se-á uma camada de resistência, de mais difícil penetração. É importante dar continuidade ao processo. Uma emoção que surge aí, por vezes, é uma tristeza que não conseguimos definir a sua razão.
***
Recapitular eliminará o sentimento de solidão e tornará você mais sozinho, especialmente, com relação as pessoas associadas a sua socialização. Estar sozinho será reconfortante.
***
Para começar a recapitular de fato é necessário compreender que em nossas relações presentes temos nos relacionado muito mais com os fantasmas do passado do que com os seres reais que estão em nossa vida no momento. Descobrir isso produz um choque, uma sensação de quase horror, é como perceber que estivemos por muito tempo sonhando, nos relacionando com projeções ou efígies, quando pensávamos estar acordados.
***
Recapitular vai exigir de nós uma manobra paradoxal que é se afastar dos outros estando com eles. Isso é espreita.
***
Recapitular produz uma sensação corporal que é muito particular. Sinto-a muitas vezes na altura do coração, como uma vibração. "A arte da espreita é o enigma do coração."
***
É fundamental começar o processo do fato mais recente ao fato mais antigo. Querer acessar memórias mais profundas é colocar-se numa situação onde não se tem energia para lidar com elas. Por não termos energia para lidar com elas certamente não vamos enfrentá-la, mas uma força "externa" a nós mesmos pode deflagrá-la.
***
Existe um risco em lidar com pessoas que tem muito mais energia do que nós. Nossa energia tenderá a se moldar pela dela e isso nos levará a vivenciar situações críticas de forma intensa. Seria bom se pudéssemos lidar com pessoas que tivessem o nosso nível de energia ou um pouco maior e que tivessem o propósito claro do Trabalho.
***
O nawal nos diz que a Tensegridade é a forma física da recapitulação. Eis alguns movimentos:
A série da cinco preocupações
O Homem que corre
Olinda
Os Fundamentos
Longas caminhadas em silêncio completo
***
Examinemos o seguinte fato ou façamos a nós mesmos a seguinte pergunta: Porque sonhamos mais facilmente com pessoas do nosso passado do que do nosso presente?
***
Há nos sonhos dicas de recapitulação importantes. Não é possível sonhar sem recapitular pois os sonhos estão cheios de ligações energéticas com o nosso passado.
***
Ao recapitular uma pessoa, caso ela seja uma praticante que já tiver recapitulado, você sentirá dificuldade em lembrar de seu nome e até mesmo das interações.
***
Uma pergunta, incômoda no início, deverá tornar-se uma obsessão para mais a frente desaparecer em você porque você mesmo fundiu-se a ela: o que eu estou fazendo agora está de acordo com meu propósito de liberdade de perceber?
***
Recapitular nos faz conscientes da flutuações de energia que a presença do outro nos causa.
Um comentário:
"Os feiticeiros dizem que disciplina torna a capa brilhante de consciência sem sabor para o voador," don Juan disse, examinando minha expressão como para descobrir qualquer sinal de descrença. "O resultado é que os predadores ficam desnorteados. Uma capa brilhante de consciência não comestível não é parte da cognição deles, eu suponho. Depois de ficarem confusos, eles não têm nenhum recurso além de se abster de continuar sua tarefa abominável."
"Se os predadores não comerem nossa capa brilhante de consciência por algum tempo," ele continuou, "ela continuará crescendo. Simplificando este assunto ao extremo, eu posso dizer que feiticeiros, por meio de sua disciplina, repelem os predadores tempo suficiente para permitir que sua capa brilhante de consciência cresça além do nível dos dedos do pé. Uma vez que vá além do nível dos dedos do pé, cresce de volta a seu tamanho natural."
"Os feiticeiros de México antigo costumavam dizer que a capa brilhante de consciência é como uma árvore. Se não é podada, cresce até seu volume e tamanho naturais. Quando a consciência atinge níveis mais altos que os dedos do pé, tremendas manobras de percepção se tornam naturais."
"O truque principal desses feiticeiros de tempos antigos," don Juan continuou, "era sobrecarregar a mente dos voadores com disciplina.
http://pistasdocaminho.blogspot.com/2008/11/predadores-ou-sombras-de-lama.html
Postar um comentário