sexta-feira, 8 de março de 2024

Sobre a intolerância intolerável




As religiões mais perigosas, intolerantes e violentas da Terra são as religiões baseadas num deus único, pois daí deriva a ideia de que elas possuem a verdade absoluta, a única verdade, o monopólio da verdade, o imperialismo religioso que vemos em frases como:

Só Jesus Cristo salva. 

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele - 1 Coríntios 8:6.

Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas - Salmos 72:18.

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo - Efésios 4:5.

Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem - 1 Timóteo 2:5.

O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto - Êxodo 22:20.

Esta frase específica de Êxodo é de uma intolerância intolerável, pois negadora de qualquer diversidade religiosa, prega o assassinato de quem não adorar o deus único. Há inclusive uma história, que consta em Números 25, em que um israelita que se uniu a uma mulher de outro povo (midianita) ao se apresentar à congregação de Israel chorando foi perpassado, ele e a mulher, pela lança de um sacerdote, sendo que a mulher foi perfurada justamente no ventre, supostamente grávida, conforme:

⁶ E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.⁷ Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;⁸ E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. ⁹ E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil. 

As religiões do deus único são religiões unipolares que sustentam ideologicamente e espiritualmente o Ocidente e o Império Anglo-Americano, por isso a extrema-direita se apoia em tais religiões, são religiões que tendem para o extremismo, para o terror, para o genocídio, para o domínio, para o imperialismo. Compreender isso é fundamental para podermos mostrar ao mundo a natureza perigosa de tais doutrinas e como elas levam à divisão, ao desamor, à guerra e a perseguição de outras religiões.

Cabe também a pergunta: religiões que perseguem outras religiões, tais como as religiões neopentecostais, podem ser chamadas de religiões ou deveriam ser enquadradas como grupos terroristas?

DR

Nenhum comentário:

Caminhos da Terra - 3ª parte

Ampliando o tema. O ramo do Xamanismo que estudo e sei que o mesmo ocorria em muitas das chamadas escolas de mistérios na Grécia antiga e ...