sábado, 6 de julho de 2024

Viagem a Ixtlan: o primeiro filtro no caminho do Xamanismo Guerreiro - 2

O Xamanismo Guerreiro é um caminho para muito poucos. Alguma dúvida disso?

Apagar a história pessoal, abandonar todas as pessoas que o conhecem bem, desapegar-se de suas relações sociais, tornar-se um desconhecido ou espreitar a si mesmo, pois a espreita começa justamente nesse estilo comportamental de apagar-se, ocultar-se, tornar-se um mistério para si e para os outros, não é coisa pouca ou que interessa a qualquer um. Exige cuidado, exige estratégia, não é coisa para se fazer se não há um compromisso efetivo com o caminho já que tal atitude se for precipitada ou intempestiva pode levar a um desastre social e pessoal.

Por esse primeiro filtro já se sabe se o caminho é ou não para você, se você não pode desapegar-se de suas relações, de quem você pensa que é (na verdade daquilo que fizeram de você, a sua máscara social).

Sem tal "filtro" não há mudança ou revolução pessoal, não há deslocamento do ponto de aglutinação para outras posições, o caminho do guerreiro (a) não se abre, mantém-se o 'status quo' existencial, mais do mesmo, escravo de si e dos outros.

Mas suponhamos que se adote tal estilo comportamental, dificilmente alguém o fará por livre e espontânea vontade, a própria vida, o Poder pode induzi-lo a tal, e aí como agir, por onde começar, o que fazer? Simplesmente sair fora de seu círculo social pode não ser conveniente. É possível apagar a história pessoal de dentro do próprio círculo social?

- Sim, é possível.

- Mas como?

- Através da mudança gradual de hábitos.

- Explique melhor.

- Simples. Estamos associados aos outros através de nossos hábitos, se mudamos nossos hábitos nossas relações sociais se desfazem. É como um viciado que deixa de se drogar, ele deixa de fazer parte do círculo social dos drogados, mas naturalmente tal círculo social fará de tudo para que ele retome o vício ou o velho padrão. A velha sociedade não quer perder nenhuma de suas ovelhas.

- Pode dar um outro exemplo, um exemplo pessoal?

- Sim. Dentro da família ou no trabalho, tradicionalmente, qual o momento no qual ocorre maior socialização?

- Muitas vezes na hora da comida, em torno da mesa.

- Digamos que você mude seus hábitos alimentares, por exemplo, comece a praticar jejum, seja o jejum intermitente ou o jejum mais longo.

- Humm...

- Só essa simples mudança vai detonar um processo de corte de laços, o que vai gerar um afastamento natural. Qualquer outra mudança de hábitos alimentares que seja diferente do seu círculo social já provocará um afastamento de tal círculo, um afastamento gradativo, estratégico, mas cheio de possíveis recaídas. Naturalmente que tal mudança deve ser saudável, positiva para si. Por essas e por outras é que não há procedimentos específicos ou definidos no caminho, de acordo com as condições de vida de cada um deve-se implementar as atitudes adequadas, criativas, afinal o caminho faz-se no caminhar.

- Apagar-se é um primeiro passo sem o qual o próximo não pode ocorrer: livrar-se da vaidade que não presta, da autoimportância, a próxima recomendação de Don Juan Matus em Viagem a Ixtlan. Vemos aqui que se um passo decorre do outro temos em verdade um sistema de conhecimento que leva a uma nova percepção de si e do mundo.


Nenhum comentário:

O segundo filtro do Xamanismo Guerreiro em Viagem a Ixtlan

Ah, a vaidade... Eis o meu pecado favorito! Tal como dito no filme "O Advogado do Diabo". Assume tantas formas, que também já foi ...