domingo, 26 de novembro de 2023

O que é o Xamanismo Guerreiro?


O Xamanismo Guerreiro (XG) é uma resposta.

Se isso é verdade ele responde a quem e a quê?

Ele responde as demandas do ser neste Cosmos.

Ele responde as demandas da existência.

Ele atende as inquietudes da essência.

A necessidade de ir além de si mesmo.

A necessidade de curar a si mesmo.

A necessidade de vencer a si mesmo e de não sucumbir perante si mesmo.

Na primeira necessidade ele revela-se como êxtase, portanto, ele se descortina como transcendência, como busca pelo ilimitado, pelo áperion (de Anaximandro), pela Fonte, pelo arkhé.

Na segunda necessidade, ele se apresenta como medicina, uma resposta à doença, à velhice e à morte.

E na terceira necessidade, ele aparece como arma, então, ele surge como uma resposta ao aspecto predatório da existência, uma resposta à entropia e uma resposta a um universo em guerra.

Se precisamos do êxtase, de ir para além de nós mesmos, é porque nos encontramos limitados.

Se precisamos da medicina é porque de alguma forma estamos doentes.

Se precisamos da arma é porque precisamos responder a um ataque, mas responder com elegância, com inteligência, de forma estratégica, seguindo a máxima da Arte da Guerra: "a glória suprema não consiste em lutar e vencer todas as batalhas, a glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar" - Sun Tzu.

A limitação perceptiva, a doença e o aspecto predatório da existência demandam uma resposta de quem sente em si um apelo de superação aos desafios do existir.

O XG responde a este apelo, pois nenhuma demanda no Universo fica sem uma resposta. A natureza do Universo é de suprir as demandas que lhe são feitas, especialmente as de conhecimento, pois o próprio Universo está numa jornada de conhecimento e de superação. A própria Águia fornece em seu regulamento uma chance de escapar: liberdade total.

Mas não podemos negar os fatos que envolvem a limitação, a entropia¹ e a guerra. São fatos que marcam esse Universo. E, para efeito didático, repetimos: esse Universo específico e não apenas a história humana, que representa uma pequeníssima parcela da história universal.

Limitação pois, por exemplo, só parte pequena de nosso DNA funciona na produção de proteínas e por alguma razão a maior parte dele está constituído por aquilo que a ciência chamou de DNA lixo².

Entropia pois tudo tende à doença, à velhice e à morte. O próprio Universo se expande em velocidade exponencial e crescente levando ao esgarçamento do tecido da realidade dentro de algumas centenas de bilhões de anos.

Guerra porque o aspecto predatório e caótico de uma Natureza em convulsão não pode ser negado. Os povos nativos sabem bem, viveram na própria carne, o genocídio promovidos pelos conquistadores e pelos impérios de ontem e de hoje.

O XG é uma resposta ancestral, a mais antiga e primordial à mente limitada, à entropia e ao aspecto predatório da existência.

O Universo em que vivemos, o Cosmos no qual habitamos não é perfeito, está muito longe de ser a utopia pretendida por algumas religiões,  pois não é perfeitamente ordenado, harmônico tal como sugere a etimologia da palavra Cosmos. Há nele muito de inefável e ao mesmo tempo de nefando. O XG não aceita que esse universo foi criado por um deus supostamente perfeito, pois tal criação padece de diversos problemas para os quais o XG propõe soluções.

Cabe uma reflexão sobre a palavra criação. A criação humana por um deus ou por deuses não seria como a criação de animais para alimentação dos humanos? Não fomos criados para sermos alimentos de alguém acima na cadeia alimentar? Não há quem diga que fomos geneticamente modificados para servir como mão de obra para os Nephelim (Annunaki)³?

O aspecto predatório da existência que se revela no fato de um ser necessitar comer outro para sobreviver esparge por todo o Cosmos uma onda de sofrimento e angústia constante para todos os seres que lutam para sobreviver a qualquer custo. Alguns interpretam isso como uma ideologia para justificar a ação de exploração, extermínio, expropriação, extração e escravização, criando impérios predatórios, mas o XG vê nisto um fato a ser superado e não como um fundamento ideológico para a prática predatória.

O XG é sutil, trata-se não de mudar o mundo, mas de mudar de mundo. Foi o que alguns povos ancestrais que desapareceram sem deixar vestígios fizeram diante da ameaça imperial e conquistadora. Essa realidade não é única, é uma entre tantas outras possíveis, mas algo ou alguém quer nos convencer que só existe uma realidade, um deus e uma verdade (que normalmente é a deles). Contra isso o XG se insurge, torna-se insurgência contra a ideologia imperial e escravizante dos humanos.

O Xamanismo é uma resposta negentrópica ao caos desse Universo.

É a nossa resposta existencial à distopia universal e que tem como base a história revelada de linhagens de xamãs-guerreiros através do nagual Carlos Castaneda.

DR

Notas

¹ Conceito da Física que indica a tendência das coisas e dos seres à desorganização da matéria.

² O termo “DNA Lixo” foi cunhado nos anos 1960. Após a descoberta de que o DNA é um grande manual de instruções para a produção de proteínas, cientistas verificaram que quase 98% do material genético de humanos na verdade não é codificante. Por isso, foi chamado de “DNA Lixo”, contudo essa parte cumpre outras funções. O homo sapiens usa apenas 2% do DNA para codificar proteínas, já a mosca da banana usa 18% e a levedura usa 73%.

³ Ver a obra de Zecharia Sitchin.

Nenhum comentário:

Sagrado Feminino: Kali.

Justamente hoje (08/03//2024) é interessante lembrar de um arquétipo do feminino que é fundamental, não só pela sincronicidade que está rola...