sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Xamanismo e Taoismo, por Nuvem que Passa.

Xamanismo e Taoismo 


"Podes fazer o corpo e o espírito se harmonizarem a ponto de se tornarem inseparáveis? 

Podes tornar tua respiração terna e suave como de uma criança?

Podes anular os pensamentos até purificar toda tua energia?

Podes governar o Império beneficiando a humanidade por meio da não ação?

Podes ser totalmente passivo, vendo abrirem-se e cerrarem-se as portas da Eternidade?

Compreendendo estas coisas podes permanecer como se não compreendesses nada?"

O trecho acima é do Tao Te King, o livro deixado por Lao Tsé ao deixar a China, quando da instauração de um estado de coisas nos quais ele percebeu uma era de deterioração e resolveu deixar o local. Conta a tradição que, ao atingir as muralhas, um dos guardas, admirado de sua sabedoria, pediu-lhe que deixasse algo escrito, para quando o período ruim passasse e novamente as pessoas buscassem o conhecimento essencial. Deixou-nos então o sábio, graças a este misterioso guarda de fronteira, cujo nome não sabemos, o livro, repleto de textos como o que está escrito acima.

O Taoísmo é de natureza xamânica, ou, se quiserem, o Xamanismo é de natureza taoística.

Antropologicamente vamos encontrar em estudos sobre o Taoísmo essa afirmação, é uma tradição que se enquadra no Xamanismo.

Ambas as escolas são caminhos que prezam valores e lidam com paradigmas que fazem da natureza algo vivo e dinâmico, que permeiam a realidade à nossa volta com mundos e seres e que trabalham com o desenvolvimento pleno do ser humano.

Quando chegamos no caminho temos muitas fantasias em nós, muitas projeções que nos iludem e podem mesmo nos confundir a tal ponto que podemos perder o elo com um Caminho e nos conectarmos a coisas fantasiosas apenas porque satisfazem e compensam nossas carências e medos.

A estrutura de um Caminho é complexa e o melhor é não se iludir, pois agir a cada instante como se fosse o último, ter foco no momento, ter um estilo de ação que expressem atitudes implacáveis, astutas, pacientes e gentis, tudo isso com sobriedade e desapego, não são palavras vazias, mas estilos comportamentais que são como katas, treinos onde fazemos os movimentos para ensinar o corpo a agir por si e com eficiência quando necessário.

Artes Marciais diversas emanam do Taoísmo, os Hsiens taoístas das montanhas, eremitas ou vivendo em pequenos grupos em cavernas nas faldas do Himalaia são exemplos de taoístas que têm também a ver com a imagem que temos de um(a) xamã: alguém que cavalga o poder.

As pessoas com as quais estudei tinham uma profunda influência do Taoismo. Oomoto é da região do Cantão, na China. Por isso tenho trabalhado bastante nessa interface entre a abordagem taoísta do mundo, originário de uma cultura complexa e ancestral. e o Xamanismo, que, também é, em seus vários ramos, originário dos povos nativos, em conexão ampla com a ancestralidade.

O Taoísmo aborda a realidade com grande similitude ao Caminho dos(as) guerreiros(as) xamãs¹.

Diferenças apenas no sentido de usar uma outra linguagem, uma linguagem que se afasta mais do ocidente e se parece mais com a linguagem que os antigos Maias, Toltecas, Olmecs e outros usavam.

Cada ideograma da língua chinesa é muito rico em conteúdo. Por isso ler uma tradução do Tao Te King é sempre uma aproximação da expressão original, como ler Nietzsche traduzido é sempre uma aproximação em compreender esse homem que antes de filósofo era um poeta.

Meditar sobre um texto desse permite conexões sutis.

O corpo e o espírito se harmonizam.

Esta é uma proposta do Xamanismo Guerreiro, se considerarmos o termo espírito aqui como o corpo de energia. Considerando ainda espírito como a energia da Totalidade, podemos levar nosso corpo a harmonizar-se com a realidade à nossa volta.

O Xamanismo trabalha com essa ideia e o Taoísmo também, levar o corpo a despertar, a eliminar de si todas as impurezas e toxicidades que possam ter nele se impregnado e então começar uma trilha de poder em direção a plenitude do contato com a energia viva que nos circunda em várias instâncias, uma força polar, uma força que ora opera num espectro, ora noutro, que flui e em seu fluir solve e coagula, criando e destruindo com isso, tudo que existe. Entramos no meio desse fluxo e começamos a aprender como usar esses fluxos para nossos fins, para atingirmos nossas metas.

No Taoísmo, temos um caminho similar e em ambos o que espera o(a) viajante é o frio olho do dragão que mira a ETERNIDADE. 

Por: Nuvem que Passa em Sábado, 03 de Agosto de 2002 - 04:32:28 (Brasília)

Notas

¹ Na linhagem de Dom Juan Matus houve um nagual chamado Lujan, praticante de artes marciais chinesas - Kung Fu - que integrou os Passes Mágicos com a Arte Marcial chinesa. Certa vez, praticando em lugar público,  ouvimos um jovem perguntar ao seu pai ou professor se os movimentos que praticávamos - Tensegridade - era um tipo de super Tai Chi. De outra feita quando praticávamos Tai Chi com um mestre chinês ele repetidas vezes nos perguntou se já tínhamos praticado Tai Chi antes. Parece que ele percebeu em nossa energia uma harmonia decorrente da prática dos Passes Mágicos, o que mostra que Xamanismo e Taoismo, de fato, possuem uma raiz comum, como comprovamos por via direta. Alguns movimentos de Tensegridade são verdadeiros katas, por exemplo: rastreando a energia, movimento ensinado no primeiro seminário de Tensegridade feito no Brasil, no ano 2000.


Nenhum comentário:

Incursões de "drones misteriosos" (OVNIs) em bases militares do Império no Reino Unido.

  Vários drones não identificados foram avistados sobre três bases aéreas na Grã-Bretanha, confirmou a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)...